:

Como funciona a polialelia?

Índice:

  1. Como funciona a polialelia?
  2. O que se entende por alelos múltiplos polialelia *?
  3. O que é Alelismo múltiplo?
  4. Porque o sistema ABO é um caso de polialelia?
  5. Como os Polialelos se originam?
  6. O que se entende por Pleiotropia?

Como funciona a polialelia?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).

O que se entende por alelos múltiplos polialelia *?

Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.

O que é Alelismo múltiplo?

O fato de um gene ter mais de dois alelos envolvidos na expressão de um caráter a nível populacional denomina-se alelismo múltiplo. O alelismo múltiplo é responsável pela variabilidade existente entre os indivíduos para determinadas características.

Porque o sistema ABO é um caso de polialelia?

O sistema ABO é um exemplo clássico de polialelia, pois três alelos diferentes determinam quatro diferentes tipos sanguíneos.

Como os Polialelos se originam?

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

O que se entende por Pleiotropia?

A Pleiotropia é a denominação utilizada para definir o estado de um gene, quando esse possui mais de uma atuação sobre o fenótipo, ou seja, é um mecanismo genético controlador de várias características a partir da expressão de um único gene.