O que tem na derme?
Índice:
- O que tem na derme?
- Quais são as camadas da epiderme?
- Quais tecidos encontramos na derme?
- Quais são as principais células da derme?
- Quais as funções e características da derme?
- Quais são as células da epiderme e suas funções?
- Quais são as camadas da epiderme e suas principais funções?
- Onde se encontra a derme?
- Quais são os dois tipos de tecidos que formam a pele?
- Qual a função da derme?
- Quais são as consequências da derme?
- Qual a espessura da derme?
- Quais são as células da derme?
O que tem na derme?
É a camada de tecido conjuntivo, abaixo da epiderme, no qual estão imersos os anexos cutâneos, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. A derme possui as chamadas papilas dérmicas, que são projeções da derme para a epiderme. É constituída de duas camadas: papilar e reticular.
Quais são as camadas da epiderme?
Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:
- Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. ...
- Camada espinhosa: ...
- Camada granulosa: ...
- Camada lúcida: ...
- Camada córnea:
Quais tecidos encontramos na derme?
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.
Quais são as principais células da derme?
As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.
Quais as funções e características da derme?
A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
Quais são as células da epiderme e suas funções?
Existem quatro tipos de células na epiderme:
- Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina.
- Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele.
- Células de Merkel: Responsáveis pela sensação do tato, localizam-se na região profunda da epiderme.
Quais são as camadas da epiderme e suas principais funções?
A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina. Suas células são muito achatadas, lembrando escamas.
Onde se encontra a derme?
A derme é a camada situada logo abaixo da epiderme, formada por denso estroma fibroelástico de tecido conectivo em meio a uma substância fundamental, que serve de suporte para extensas redes vasculares e nervosas, e anexos cutâneos que derivam da epiderme.
Quais são os dois tipos de tecidos que formam a pele?
Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).
Qual a função da derme?
- A derme é o tecido conjuntivo onde está apoiada a epiderme, que tem como função unir a pele ao subcutâneo ou hipoderme. ... (junção dermo-epidérmica).
Quais são as consequências da derme?
- Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc. Sob a pele há uma camada de tecido conjuntivo frouxo – o tecido subcutâneo – rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas).
Qual a espessura da derme?
- Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
Quais são as células da derme?
- As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele.