O que é considerado necessidade especial?
Índice:
- O que é considerado necessidade especial?
- Quem são os portadores de necessidades especiais?
- Quais são os tipos de necessidades especiais?
- Como é descrita as pessoas portadoras de necessidades especiais?
- É correto falar pessoas com necessidades especiais?
- O que é uma pessoa especial deficiente?
- Quais são os tipos de deficiências e Conceitue cada uma?
- Qual o laudo para o portador de necessidades especiais?
- Como contratar profissionais portadores de necessidades especiais?
- Por que a lei garante o tratamento dos portadores de necessidades especiais?
- Quando se fala em necessidades especiais?
O que é considerado necessidade especial?
A pessoa considerada como PNE (Portadora de Necessidade Especial) é aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas completas ou irregularidades de suas funções psicológicas, fisiológicas ou anatômicas, que acabam gerando incapacidade para a execução de certas atividades, dentro do padrão considerado “normal” para ...
Quem são os portadores de necessidades especiais?
Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.
Quais são os tipos de necessidades especiais?
A pessoa especial pode ser portadora de deficiência única ou de deficiência múltipla (associação de uma ou mais deficiências)....As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:
- Deficiência visual.
- Deficiência motora.
- Deficiência mental.
- Deficiência auditiva.
- Paralisia cerebral.
Como é descrita as pessoas portadoras de necessidades especiais?
Pessoa portadora de deficiência é aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividade, de acordo com o padrão considerado normal para o ser humano.
É correto falar pessoas com necessidades especiais?
PcD é a abreviação para “Pessoa com Deficiência”, já PNE significa “Pessoa com Necessidade Especial”. O termo correto para uso em qualquer situação, seja na inclusão de um colaborador, na escola, clubes, academias, em toda a sociedade brasileira e mundial é PcD.
O que é uma pessoa especial deficiente?
É aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Quais são os tipos de deficiências e Conceitue cada uma?
As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.
Qual o laudo para o portador de necessidades especiais?
- Para um funcionário se enquadrar como portador de necessidades especiais, ele precisará de um atestado médico (chamado Laudo PNE) que comprove a sua necessidade especial. A Labore Saúde Ocupacional realiza este laudo, facilitando a adequação da sua empresa à lei 8213/91.
Como contratar profissionais portadores de necessidades especiais?
- A lei 8213/91 exige que empresas com mais de 100 funcionários contratem profissionais portadores de necessidades especiais (vide lei abaixo). Para um funcionário se enquadrar como portador de necessidades especiais, ele precisará de um atestado médico (chamado Laudo PNE) que comprove a sua necessidade especial.
Por que a lei garante o tratamento dos portadores de necessidades especiais?
- Por vezes, o local em que as pessoas portadoras de necessidades especiais residem não tem infraestrutura médica necessária aos cuidados essenciais dos mesmos. Com isso, a lei garante que o tratamento médico possa ser feito em outra cidade e até mesmo em outro estado.
Quando se fala em necessidades especiais?
- Quando se fala em necessidades especiais, o intuito é de, em alguns casos, gerar a proteção e a isonomia para um grupo maior de pessoas. Em casos específicos, não apenas se restringe o conceito de deficiência, como também se delimita o tipo e o grau da deficiência.