:

O que não é assédio moral?

Índice:

  1. O que não é assédio moral?
  2. Quais são as formas de assédio moral?
  3. O que é o assédio?
  4. Como se caracteriza o assédio moral?
  5. Como saber se você está sofrendo assédio moral?
  6. Como evitar o assédio moral dentro da empresa?
  7. Qual a consequência do assédio moral no trabalho?

O que não é assédio moral?

Um comportamento isolado ou eventual não é assédio moral, embora possa produzir dano moral. Todo trabalho apresenta certo grau de imposição e dependência. ... É normal haver cobranças, críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho e/ou comportamento específico feitas de forma explícita e não vexatória.

Quais são as formas de assédio moral?

Você, leitor, sabe quais são os tipos de assédio moral que podem ocorrer no ambiente de trabalho?

  • Assédio Vertical Descendente. Trata-se do tipo de assédio moral mais comum nas empresas. ...
  • Assédio Moral Organizacional. ...
  • Assédio Moral Horizontal. ...
  • Assédio Moral Vertical Ascendente.

O que é o assédio?

O assédio é um tipo de conduta moralmente reprovável e reiteradamente assumida, capaz de causar danos psicoemocionais em outra(s) pessoa(s) e que pode assumir várias faces.

Como se caracteriza o assédio moral?

  • No entanto, o assédio moral não é sinônimo de humilhação e, para ser configurado, é necessário que se prove que a conduta desumana e antiética do empregador tenha sido realizada com frequência, de forma sistemática. Dessa forma, uma desavença esporádica no ambiente de trabalho não caracteriza assédio moral.

Como saber se você está sofrendo assédio moral?

  • Além da indenização por assédio moral, a empresa deverá efetuar o pagamento de pensão vitalícia no valor de R$ 1.500,00 (até 65 anos da reclamante) mensais, além de pagar o plano de saúde particular em favor da reclamante de forma vitalícia. Como saber se você está sofrendo assédio?

Como evitar o assédio moral dentro da empresa?

  • Sofrer assédio moral dentro da empresa é um assunto sério e que deve ser encarado. É preciso que o empregador saiba quais atitudes configuram, de fato, o assédio. Afinal, o conhecimento é o primeiro passo para a adoção de atos de combate e prevenção. Logo, evitar situações de assédio moral é obrigação do empresário.

Qual a consequência do assédio moral no trabalho?

  • O assédio moral no trabalho desestabiliza o empregado, tanto na vida profissional quanto pessoal, interferindo na sua autoestima, o que gera desmotivação e perda da capacidade de tomar decisões. A humilhação repetitiva e de longa duração também compromete a dignidade e identidade do trabalhador, afetando suas relações afetivas e sociais.