:

O que causa a chuva ácida?

Índice:

  1. O que causa a chuva ácida?
  2. Como a chuva ácida é formada e as principais reações?
  3. O que intensifica a chuva ácida?
  4. Tem chuva ácida no Brasil?
  5. Quais os dados que a chuva ácida pode causar ao homem?
  6. Quais são as reações de formação da chuva ácida?
  7. Onde ocorrem as chuvas ácidas no Brasil?
  8. Como evitar as chuvas ácidas?
  9. Como se forma a chuva ácida?
  10. Por que a chuva ácida é danificada?
  11. Qual a consequência da chuva ácida em São Paulo?

O que causa a chuva ácida?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

Como a chuva ácida é formada e as principais reações?

Nos gases produzidos por fábricas e motores (em especial quando há queima de carvão mineral) são liberados para a atmosfera óxidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da água produzindo ácido sulfúrico (H2SO4), que é diluído na água da chuva e dando origem a chuva ácida, com pH muito ácido.

O que intensifica a chuva ácida?

A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica. Já os principais contribuintes antrópicos à chuva ácida estão relacionados aos ambientes com grande concentração de indústrias e veículos. A queima de combustíveis fósseis para geração de energia e os gases lançados pelos veículos favorecem a formação de chuva ácida.

Tem chuva ácida no Brasil?

Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.

Quais os dados que a chuva ácida pode causar ao homem?

Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.

Quais são as reações de formação da chuva ácida?

A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.

Onde ocorrem as chuvas ácidas no Brasil?

No Brasil, a cidade de Cubatão, na região da Serra do Mar do Estado de São Paulo, é o exemplo mais conhecido de área que sofreu muito com chuvas ácidas. Foi considerada pela ONU, em 1980, como a cidade mais poluída do mundo.

Como evitar as chuvas ácidas?

  • Como a indústria pode evitar chuvas ácidas? Para algumas empresas, como refinarias de petróleo, fábricas e outras indústrias, a aplicação do desenvolvimento sustentável é um pouco mais delicada. Isso acontece porque nessas ocasiões, a produtividade necessariamente implica em poluição, uma grande propulsora da chuva ácida.

Como se forma a chuva ácida?

  • A chuva ácida pode chegar ao solo em forma úmida ou seca, em formato de chuva, neve, neblina, granizo ou até mesmo poeira ácida. Como se forma a Chuva Ácida?

Por que a chuva ácida é danificada?

  • A chuva ácida possui pH menor que 5,6 e por essa razão se torna capaz de corroer até mesmo pedras mais resistentes, como o mármore. A imagem abaixo traz uma estátua danificada pela exposição à acidez da chuva. O que provocou os estragos na estátua foi um ácido produzido pela reação da chuva com óxidos contendo enxofre.

Qual a consequência da chuva ácida em São Paulo?

  • A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 19. A principal consequência foi os danos causados à Mata Atlântica, bioma que abrange essa região.