:

Qual é o esquema de consultas de puericultura recomendado pelo Ministério da Saúde?

Índice:

  1. Qual é o esquema de consultas de puericultura recomendado pelo Ministério da Saúde?
  2. O que é puericultura Ministério da Saúde?
  3. Qual a periodicidade das consultas de puericultura?
  4. Qual o tempo que devemos realizar a primeira consulta de puericultura?
  5. O que o enfermeiro faz na puericultura?
  6. O que é puericultura e para que serve?
  7. Qual a definição da puericultura?
  8. Qual a importância da consulta de Puericultura?
  9. Qual a importância da enfermagem na puericultura?
  10. Qual o processo de desenvolvimento infantil?

Qual é o esquema de consultas de puericultura recomendado pelo Ministério da Saúde?

Complementação O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1a semana, no 1o mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário.

O que é puericultura Ministério da Saúde?

Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.

Qual a periodicidade das consultas de puericultura?

Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.

Qual o tempo que devemos realizar a primeira consulta de puericultura?

A primeira consulta pediátrica normalmente ocorre quando o bebê ainda é recém-nascido, após sete a quinze dias da data de seu nascimento, de modo que fique alguns dias somente com a mãe em adaptação.

O que o enfermeiro faz na puericultura?

O enfermeiro refere que, ao realizar a consulta de enfermagem em puericultura, segue etapas que direcionam suas ações de forma sistematizada, como a coleta de dados referentes à história da criança e da família, o exame físico, avalia a situação e fornece as orientações próprias de cada fase do ciclo de vida.

O que é puericultura e para que serve?

A puericultura consiste em consultas regulares ao pediatra que tem como finalidade a supervisão do crescimento, desenvolvimento e atuação do pediatra em eventuais situações.

Qual a definição da puericultura?

  • (FIGUEIREDO e MELLO, 2003). De acordo com Houaiss (2001) uma das definições de puericultura seria “a ciência que reúne todas as noções (fisiologia, higiene, sociologia) suscetíveis de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças, desde o período da gestação até a puberdade”.

Qual a importância da consulta de Puericultura?

  • A consulta de puericultura é pautada na premissa de que também compete ao médico pediatra a orientação da família sobre a proteção integral à criança. Além disso, permite uma intervenção mais rápida e eficaz quando identificado algum desvio fora da normalidade na criança ou adolescente.

Qual a importância da enfermagem na puericultura?

  • Na puericultura, os enfermeiros investem tempo nas ações de promoção à saúde. Destarte sua atuação é de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que a enfermagem tem condições de detectar precocemente as mais diversas alterações nas áreas do crescimento, da nutrição e do desenvolvimento

Qual o processo de desenvolvimento infantil?

  • Desenvolvimento Infantil É um processo contínuo que envolve aaquisição de novas funções e habilidades (intelectuais, sociais e motoras). Ordenado porestágios sequenciais. Únicopara cada criança. Ocorre na direçãocéfalo-caudal, próximo-distaledo geral para o específico.