:

O que não se deve fazer em uma aquaplanagem?

Índice:

  1. O que não se deve fazer em uma aquaplanagem?
  2. Quais os fatores que causam a aquaplanagem?
  3. O que fazer em caso de aquaplanagem?
  4. Como evitar acidentes e reagir a aquaplanagem?
  5. Por que a aquaplanagem é perigosa?

O que não se deve fazer em uma aquaplanagem?

É importante ressaltar que você não deve jamais pisar no freio durante a aquaplanagem. A probabilidade do carro girar ao acionar o freio é gigantesca. Mantenha as mãos firmes no volante para que o veículo não rode, pois, qualquer movimento brusco pode causar isso.

Quais os fatores que causam a aquaplanagem?

A aquaplanagem é um “fenômeno” em que o carro começa a deslizar sobre uma camada de água, perdendo o contato com o solo. Normalmente, a causa principal é o desgaste excessivo dos pneus, embora a velocidade do veículo também influencie a situação.

O que fazer em caso de aquaplanagem?

  • Para saber o que fazer em caso de aquaplanagem, é preciso primeiro saber reconhecê-la. O primeiro indício de que o carro está aquaplanando é a sensação de flutuabilidade do eixo dianteiro, como se estivesse conduzindo sobre gelo e custasse muito pouco a virar. O segundo sinal é a perda de direção.

Como evitar acidentes e reagir a aquaplanagem?

  • Evitar acidentes e reagir a aquaplanagem dependerá diretamente da sua postura ao volante. Confira as nossas dicas para conduzir a situação com segurança. Conduzir em dias chuvosos exige mais dos motoristas para manter a segurança nas vias e driblar possíveis situações de perigo, como a aquaplanagem.

Por que a aquaplanagem é perigosa?

  • A aquaplanagem é interessante e extremamente perigosa, pois quando o veículo passa sobre a superfície com poças, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. Em geral, quando o funcionamento do carro e dos pneus ocorre corretamente, a banda de rodagem rompe essa onda, devido à compressão.