:

O que deve ser inspecionado em um extintor?

Índice:

  1. O que deve ser inspecionado em um extintor?
  2. Quais as periodicidades das inspeções nos extintores?
  3. O que é Inspeção Nível 1 2 3 em extintores?
  4. Como avaliar um extintor?
  5. O que é a inspeção dos extintores de incêndio?
  6. Quais informações são indicadas pelo manômetro do extintor de incêndio?
  7. São especificados inspeções nos extintores?
  8. Quantas e quais são os níveis de inspeções dos extintores?
  9. Quais são os tipos de inspeções dos extintores de incêndio?
  10. Como verificar o peso do extintor?
  11. Como fazer a inspeção de extintores?
  12. Qual a freqüência de inspeção do extintor?
  13. Como os extintores podem ser utilizados?
  14. Como verificar se o extintor é obstruído ou desgastado?

O que deve ser inspecionado em um extintor?

O extintor de incêndio cujo agente extintor é água ou pó químico deve ser inspecionado anualmente. O extintor de incêndio de CO² deve ser inspecionado a cada 6 meses; Fique atento: Inspeção não é recarga.

Quais as periodicidades das inspeções nos extintores?

Além de mandatório nas edificações, o extintor tem uma rotina de recarga anual obrigatória, sendo que o de CO2 necessita de revisão semestral. A cada cinco anos, deve-se incluir também a inspeção das mangueiras, com a realização de testes hidrostáticos.

O que é Inspeção Nível 1 2 3 em extintores?

– de 1º nível: geralmente é feita a inspeção técnica e no local onde o extintor está instalado. ... – de 3º Nível: faz o mesmo serviço que no de 2º nível, realizando a revisão total do extintor de incêndio, incluindo o ensaio hidrostático, que verifica vazamentos e a resistência do extintor.

Como avaliar um extintor?

Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.

O que é a inspeção dos extintores de incêndio?

Consiste em verificar: a) Se o extintor é adequado a classe e risco do fogo; b) Local adequado do extintor; ... A freqüência de inspeção em todos os tipos de extintores de incêndio deve ser no mínimo mensal, sob a responsabilidade do proprietário dos extintores.

Quais informações são indicadas pelo manômetro do extintor de incêndio?

seguintes informações: a) data da inspeção e identificação do executante; b) identificação do extintor; c) localização do extintor; d) nível de manutenção executado, discriminado de forma clara e objetiva.

São especificados inspeções nos extintores?

adequação e condições aparentes da mangueira de descarga, válvula, punho, difusor e cilindro para o gás expelente (ampola), quando for o caso; posição e condição do ponteiro do indicador de pressão na faixa de operação; desobstrução do orifício de descarga.

Quantas e quais são os níveis de inspeções dos extintores?

A de Nível 1 deve ser realizada a cada 6 meses e tem caráter de inspeção apenas. Extintores de Gás Carbônico (CO2) são exceção e podem ser inspecionados a cada 12 meses. ... Além disso o Nível 2 deve ser feito, independentemente da situação do extintor a cada 12 meses.

Quais são os tipos de inspeções dos extintores de incêndio?

Manutenção de primeiro nível

  • limpeza dos componentes aparentes;
  • reaperto de componentes roscados que não estejam submetidos à pressão;
  • colocação do quadro de instruções, quando necessário, conforme Anexo C;
  • a substituição ou colocação de componentes que não sejam submetidos à pressão, conforme Anexo B.

Como verificar o peso do extintor?

A carga nominal dos extintores é a quantidade máxima de agente extintor para qual o cilindro foi projetado, para saber o peso total do extintor, deve-se somar o agente extintor, cilindro, válvula, mangueira, esguicho, etc.

Como fazer a inspeção de extintores?

  • Mensalmente, os seguintes procedimentos de inspeção de extintores devem ser efectuados: - Certificar a localização dos extintores de incêndio no edifício e assegurar que estão nos lugares correctos; - Verificar se o tipo de extintor é seguro para usar no tipo de incêndios mais prováveis de ocorrer na zona circundante;

Qual a freqüência de inspeção do extintor?

  • A freqüência de inspeção em todos os tipos de extintores de incêndio deve ser no mínimo mensal, sob a responsabilidade do proprietário dos extintores. Todo extintor deve possuir uma ficha de identificação para controle de registros das inspeções contendo no mínimo os seguintes itens: a) Identificação do proprietário do extintor:

Como os extintores podem ser utilizados?

  • Os extintores podem ser utilizados por qualquer pessoa que detete um incêndio, mas, para que a sua utilização seja eficaz, é necessário que: – eles estejam bem localizados, visíveis e em boas condições de funcionamento (de acordo com a legislação em vigor);

Como verificar se o extintor é obstruído ou desgastado?

  • – Examinar o exterior do corpo do extintor e o conjunto da válvula para detetar se há corrosão, mossas, fissuras ou outros danos que ponham em causa a segurança do equipamento – Desmontar a mangueira e o difusor para verificar que não estão obstruídos, desgastados ou partidos