:

Quais são as possíveis complicações em pessoas acometidas por hanseníase?

Índice:

  1. Quais são as possíveis complicações em pessoas acometidas por hanseníase?
  2. Quais as principais alterações ocorrem no paciente que faz tratamento para hanseníase?
  3. Como controlar a hanseníase?
  4. O que a hanseníase afeta?
  5. Quais são as sequelas da hanseníase?
  6. O que significa a doença hanseníase?
  7. Como os fichamentos podem ser feitos?
  8. Qual a estrutura do fichamento?
  9. Quais são os fichamentos para fins de pesquisa?
  10. Qual o tipo de fichamento temático?

Quais são as possíveis complicações em pessoas acometidas por hanseníase?

A hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. As complicações mais graves resultam da perda do sentido do tato, dor e temperatura; fraqueza muscular que pode resultar em deformações; e lesões desfigurantes na pele e na mucosa nasal.

Quais as principais alterações ocorrem no paciente que faz tratamento para hanseníase?

Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úlceras de pernas e pés. Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. Febre, edemas e dor nas juntas.

Como controlar a hanseníase?

O tratamento da Hanseníase é feito com um conjunto de medicamentos (tratamento polioquimioterápico – PQT) oferecido gratuitamente pelo sistema público de saúde. Pode durar de 6 meses a 1 ano, dependendo da forma clínica diagnosticada. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é a cura.

O que a hanseníase afeta?

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Quais são as sequelas da hanseníase?

Quando não tratada, a hanseníase pode levar à cegueira e incapacitações de membros superiores e inferiores, pois o paciente perde a sensibilidade, facilitando a ocorrência de traumas e lesões repetitivas.

O que significa a doença hanseníase?

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia.

Como os fichamentos podem ser feitos?

  • Os fichamentos costumam ser feitos em fichas e contêm informações resumidas sobre a obra lida, como a autoria, o conteúdo e onde o material original pode ser encontrado. Os fichamentos também podem ser feitos em cadernos, blocos de anotações e em arquivos digitais.

Qual a estrutura do fichamento?

  • A estrutura do fichamento é: cabeçalho, referência bibliográfica e texto, onde você deve escrever o conteúdo principal. O fichamento pode ser feito manualmente em fichas, em blocos de anotações ou em suporte informático. Adote a forma que considera mais prática.

Quais são os fichamentos para fins de pesquisa?

  • Já os fichamentos para fins de pesquisa e estudo levam mais em consideração identificar o assunto do que foi fichado logo no início da ficha, assim como seu código de armazenamento que pode ser numérico, alfabético ou alfanumérico e a localização física da obra original.

Qual o tipo de fichamento temático?

  • Fichamento temático ou de citação Reúne os elementos relevantes do texto. Este tipo de fichamento consiste basicamente em transcrever trechos dos textos a que se refere, copiando citações importantes, e ligando-os a um breve resumo ou o registro da interpretação do texto feita pelo leitor.