Como fazer um pedido de medida protetiva?
Índice:
- Como fazer um pedido de medida protetiva?
- Como pedir medida protetiva por ameaça?
- Quais documentos precisa para fazer medida protetiva?
- Tem como pedir medida protetiva pela internet?
- É possível retirar uma medida protetiva?
- O que acontece depois da medida protetiva?
- Precisa de advogado para pedir medida protetiva?
- Quem emite a medida protetiva?
- O que é necessário para ter uma ordem de restrição?
- Pode pedir medida protetiva sem BO?
- Quais são as medidas protetivas?
- Como é possível requerer essa medida protetiva?
- Quais são as medidas protetivas da mulher?
- Qual a lógica das medidas protetivas?
Como fazer um pedido de medida protetiva?
Para que uma medida protetiva seja concedida à vítima, a mulher pode solicitá-la através da autoridade policial, do Ministério Público ou da Defensoria Pública. Ao fazê-lo diretamente na Delegacia de Polícia, existem alguns protocolos a serem seguidos.
Como pedir medida protetiva por ameaça?
A proteção pode ser solicitada em qualquer delegacia. Para isso, é preciso registrar um boletim de ocorrência e pedir a medida protetiva para a autoridade policial.
Quais documentos precisa para fazer medida protetiva?
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: (ORIGINAL E CÓPIA) - REGISTRO DE OCORRÊNCIA DATADO DO DIA EM QUE VIER AO PLANTÃO. OUTROS DOCUMENTOS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIOS, SERÃO SOLICITADOS PELO DEFENSOR PÚBLICO NO CURSO DO ATENDIMENTO, ASSIM COMO EVENTUAL AUTENTICAÇÃO. NESTE CASO O(A) ASSISTIDO(A) DEVE SOLICITAR O OFÍCIO DE GRATUIDADE.
Tem como pedir medida protetiva pela internet?
Como fazer o pedido– Basta acessar na parte "Serviços Online" no site do Tribunal de Justiça e clicar em "Protetivas On-line", que é o último serviço listado. Após acessar, a mulher deve criar um login (ex: nome. sobrenome), inserir uma senha de 8 dígitos e informar um e-mail.
É possível retirar uma medida protetiva?
Direto ao ponto, a resposta à pergunta é NÃO. Primeiramente porque as MPU (afastamento do lar, proibição de contato, etc) não são definidas pela vítima, mas sim pelo magistrado (a) responsável pelo caso. Assim, qualquer medida envolvendo a revogação deste ato deverá ser tomada pelo próprio Poder Judiciário.
O que acontece depois da medida protetiva?
Somente após conceder as medidas protetivas é que o agressor é comunicado, passando a estar obrigado desde sua intimação. Vale dizer que todos os andamentos do processo devem ser comunicados à ofendida.
Precisa de advogado para pedir medida protetiva?
A solicitação das MPUs é o único ato "processual" que NÃO precisa de advogado/defensor público; em todos os demais desdobramentos, é um DIREITO da mulher ser acompanhada por seu representante processual. Como solicitar? 1. Junto à autoridade policial (delegacia de polícia), por meio de boletim de ocorrência.
Quem emite a medida protetiva?
As medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz, a requerimento do Ministério Público ou a pedido da ofendida.
O que é necessário para ter uma ordem de restrição?
Discuta seu caso perante a um juiz. Dê exemplos específicos de abuso ou perseguição que ocorreram. Forneça provas, laudo da polícia e relatórios de testemunhas se possível. O juiz emitirá uma ordem temporária e marcará uma audiência - à qual você e o agressor deverão comparecer - dentro de uma semana.
Pode pedir medida protetiva sem BO?
A vítima pode solicitar medidas protetivas sem a necessidade de BO – para isso, pode procurar a Defensoria Pública, que durante a quarentena atende aos chamados pelo WhatsApp (11) 94220-9995 ou pelo telefone 08.
Quais são as medidas protetivas?
- As medidas protetivas servem para proteger as vítimas da violência física ou psicológica dos seus agressores. Elas podem consistir em diferentes exigências expedidas por um juiz, a fim de manter o agressor distante da vítima fisicamente.
Como é possível requerer essa medida protetiva?
- Agora é possível a própria parte requerer essa medida protetiva e seu cumprimento pode ser judicialmente exigido. Essas medidas de proteção serão definidas para manter a proteção e o sustento da mulher e de sua família, principalmente nos casos em que existe a dependência econômica ou a família encontra-se em situação de vulnerabilidade social.
Quais são as medidas protetivas da mulher?
- A Lei Maria da Penha (LMP) prevê uma série de medidas que poderão ser estabelecidas pelo juiz para a proteção da mulher que passa por alguma situação de violência doméstica. Neste post explico quais são as medidas protetivas e como solicitá-las.
Qual a lógica das medidas protetivas?
- Nessa lógica, deveriam as medidas protetivas obedecer aos requisitos mínimos de instrumentalidade, de temporariedade e de não-satisfatividade. Entretanto, por serem tais características incompatíveis com sua finalidade, não há como sustentar-se tal tese.