:

Quando o carro faz aquaplanagem o que devo e não devo fazer?

Índice:

  1. Quando o carro faz aquaplanagem o que devo e não devo fazer?
  2. O que fazer em caso de derrapagem?
  3. O que é errado sobre aquaplanagem ou hidroplanagem?
  4. O que é aquaplanagem no trânsito?
  5. O que acontece quando o carro aquaplana?
  6. O que fazer em uma derrapagem traseira?
  7. O que fazer quando a roda traseira derrapa?
  8. Quando ocorre a aquaplanagem?
  9. Como evitar que aconteça aquaplanagem?
  10. Como evitar acidentes e reagir a aquaplanagem?
  11. Por que a aquaplanagem é perigosa?

Quando o carro faz aquaplanagem o que devo e não devo fazer?

Algumas dicas simples podem reduzir a chance de aquaplanagem na pista molhada. A primeira é reduzir a velocidade, como já dito anteriormente. Sob chuva, dirija 30% abaixo da velocidade máxima permitida na via. Outra dica é evitar frear e acelerar bruscamente, adotando sempre manobras suaves.

O que fazer em caso de derrapagem?

Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. Isso deve ser feito retirando o pé do pedal do acelerador lentamente. Além disso, o volante deve estar esterçado para o lado de dentro da curva.

O que é errado sobre aquaplanagem ou hidroplanagem?

Aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecido em Portugal como lençol de água, é um fenómeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma fina camada de um qualquer fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer com lama), os pneus perdem o contato com o asfalto.

O que é aquaplanagem no trânsito?

A aquaplanagem é um fenômeno físico no qual um veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel. ... Por isso, ao dirigir na chuva, a atenção do motorista deve ser redobrada.

O que acontece quando o carro aquaplana?

A aquaplanagem é um fenômeno físico no qual um veículo, ao passar sobre uma camada de água, perde o atrito com o asfalto. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel.

O que fazer em uma derrapagem traseira?

Por outro lado, quando a derrapagem acontecer com os pneus traseiros, você precisa tirar o pé do acelerador, girar o volante na direção para onde a traseira esteja derrapando e apenas acelerar o carro quando as rodas estiverem novamente alinhadas.

O que fazer quando a roda traseira derrapa?

Saiba o que fazer:

  1. Levante ligeiramente o pé do acelerador. Desacelerar demasiado rápido vai fazer com que as rodas traseiras derrapem também.
  2. Não toque nos pedais de freio e embreagem e não endireite o volante. ...
  3. Quando o carro regressar à direção desejada, endireite as rodas e acelere suavemente.

Quando ocorre a aquaplanagem?

  • A aquaplanagem ocorre quando a água na pista faz com que o motorista perca o controle do carro. A pessoa que está dirigindo torna-se um mero telespectador da viagem, e o perigo de acabar em tragédia é grande. O veículo pode sair da pista, circular em contramão e até chocar com outro.

Como evitar que aconteça aquaplanagem?

  • Essa é a principal dica para evitar que aconteça a aquaplanagem, mesmo com pneus em ótimas condições, pois quanto maior a velocidade do carro e mais profunda for a poça de água, a chance de acontecer aumenta.

Como evitar acidentes e reagir a aquaplanagem?

  • Evitar acidentes e reagir a aquaplanagem dependerá diretamente da sua postura ao volante. Confira as nossas dicas para conduzir a situação com segurança. Conduzir em dias chuvosos exige mais dos motoristas para manter a segurança nas vias e driblar possíveis situações de perigo, como a aquaplanagem.

Por que a aquaplanagem é perigosa?

  • A aquaplanagem é interessante e extremamente perigosa, pois quando o veículo passa sobre a superfície com poças, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. Em geral, quando o funcionamento do carro e dos pneus ocorre corretamente, a banda de rodagem rompe essa onda, devido à compressão.