Em que consiste o caráter itinerante da carta precatória?
Índice:
- Em que consiste o caráter itinerante da carta precatória?
- O que é uma atividade itinerante?
- Quais são os requisitos da carta precatória?
- Quais os requisitos da carta precatória?
- O que significa a palavra itinerância?
- O que é a língua portuguesa?
- Por que é necessário usar a carta precatória?
- Qual a regra para a expedição de carta precatória?
- Por que a carta precatória foi suprimida?
- Qual a regra para devolução de precatórias oriundas de outros estados?
Em que consiste o caráter itinerante da carta precatória?
Art. 262. A carta tem caráter itinerante, podendo, antes ou depois de lhe ser ordenado o cumprimento, ser encaminhada a juízo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. ... O encaminhamento da carta a outro juízo será imediatamente comunicado ao órgão expedidor, que intimará as partes.
O que é uma atividade itinerante?
Caráter itinerante da precatória: Não sendo localizado o acusado no juízo deprecado e havendo informação de que ele se encontra em outra comarca, a precatória é enviada para lá. É o caráter itinerante da precatória.
Quais são os requisitos da carta precatória?
São requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatória e da carta rogatória: I – a indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato; II – o inteiro teor da petição, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado; III – a menção do ato processual que lhe constitui objeto; IV – o ...
Quais os requisitos da carta precatória?
Quais são os elementos da carta precatória?
- A indicação dos juízes. A carta precatória requer que tanto o juiz deprecante quando o deprecado tenham suas informações atribuídas, indicando o nome do juiz, a vara e a comarca em que atua. ...
- Objetivo do pedido. ...
- Ato processual. ...
- Assinaturas.
O que significa a palavra itinerância?
1. Qualidade do que é itinerante. 2. [ Telecomunicações ] Serviço de um operador que permite a utilização de uma rede móvel no estrangeiro.
O que é a língua portuguesa?
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.
Por que é necessário usar a carta precatória?
- Bom, para que haja a eficácia da ação em determinados atos, então, é necessário fazer uso da carta precatória. Nem sempre o juiz responsável pelo processo consegue dirimir todas as diligências possíveis. Deve-se levar em conta que determinados atos, assim, precisam ser supridos em outras jurisdições.
Qual a regra para a expedição de carta precatória?
- Por exemplo, no Direito Tributário a regra para expedição de carta precatória segue o que está disposto no CPC, tendo em vista a ausência de normativo específico no CTN ( Código Tributário Nacional ). O parágrafo 3º do art. 260 do CPC/1973 permitia a expedição da carta precatória por meio eletrônico com a assinatura eletrônica do juiz.
Por que a carta precatória foi suprimida?
- Carta precatória no Novo CPC: o que mudou? O parágrafo 3º do art. 260 do CPC/1973 permitia a expedição da carta precatória por meio eletrônico com a assinatura eletrônica do juiz. A disposição foi suprimida em razão de o novo CPC já ter introduzido regras para o processamento eletrônico de atos (veja como funciona o processo eletrônico ).
Qual a regra para devolução de precatórias oriundas de outros estados?
- A regra para devolução das precatórias oriundas de outros estados da Federação ou Justiça se processa por meio da remessa de ofício-senha via e-mail ao Juízo de Origem, o qual deverá realizar a extração de peças e eventuais mídias produzidas em audiência.