Quais são os tipos de pedido no processo civil?
Índice:
- Quais são os tipos de pedido no processo civil?
- O que é pedido certo?
- É o tipo de pedido que determina a quantidade e qualidade estamos falando de que tipo de pedido?
- Quais são os seus pedidos na presente ação?
- O que é pedido mediato é imediato no processo civil?
- Quais são os pedidos implícitos?
- O que é pedido líquido CPC?
- O que é pedido condenatório?
- Quais espécies de cumulação de pedido e como deve ser interpretado o pedido?
- Quais espécies de cumulação de pedido e como deve ser interpretado o pedido justifique todas as sua resposta?
- Por que o pedido é determinado?
- Qual a finalidade da cumulação de pedidos?
- Como ocorre a redução do pedido?
- Qual a hierarquia dos pedidos?
Quais são os tipos de pedido no processo civil?
Assim, uma manifestação inaugural do autor é chamada de pedido imediato, no que se relaciona a pretensão a uma sentença, a uma execução ou a uma medida cautelar; e pedido mediato, é o próprio bem jurídico que o autor procura proteger com a sentença. ...
O que é pedido certo?
322) e determinado (art. 324). Pedido certo é o pedido formulado de forma expressa, sem a utilização de formas vagas, genéricas e destituídas de sentido exato. ... Há situações, entretanto, nas quais ainda não é possível ao autor, no momento da propositura da ação, formular pedido determinado.
É o tipo de pedido que determina a quantidade e qualidade estamos falando de que tipo de pedido?
O pedido genérico se determina conforme o seu gênero, em relação à quantidade do pedido.
Quais são os seus pedidos na presente ação?
O pedido que o autor formula ao impetrar uma ação é sempre dúplice: 1º) Pedido imediato, contra o Estado, que se refere à tutela jurisdicional; 2º) Pedido mediato, dirigido contra o réu, que se refere à providência de direito material pretendida.
O que é pedido mediato é imediato no processo civil?
O pedido imediato, por exemplo, é o tipo de tutela jurisdicional que a parte deseja. ... Já o pedido mediato é o resultado prático que a parte tenciona ter. Por isso, deve responder à pergunta sobre qual é o bem da vida que espera proteger com a tutela jurisdicional que a parte solicitou.
Quais são os pedidos implícitos?
Pedido implícito é aquele que não foi destacado expressamente na petição inicial ou na reconvenção, porém, é possível verificar a sua existência pela análise do pedido principal.
O que é pedido líquido CPC?
Nesse compasso, o legislador permaneceu fiel ao binômio certeza-determinação do pedido, como já se sucedia no CPC/1973. ... Sendo o pedido já determinado na petição inicial, isso resultará em uma sentença líquida (NCPC, art. 492, parágrafo único), não dependendo, por conseguinte, de sua posterior liquidação (novo CPC, art.
O que é pedido condenatório?
Esses elementos estão de tal forma integrados que, por exemplo, dizer que uma sentença é condenatória é dizer pouco ou quase nada. ... Daí decorre, então, que, pedido o reconhecimento da obrigação, encontra-se implícito o pedido condenatório como também está implícito na sentença a força e o efeito condenatórios.
Quais espécies de cumulação de pedido e como deve ser interpretado o pedido?
Inicialmente, é possível dividir a cumulação de pedidos em cumulação própria e cumulação imprópria, conforme informa Araken de Assis. A cumulação é própria quando o requerido pelo autor são todos os bens de vida ao quais se alude em sua exordial, seja simples ou sucessivamente.
Quais espécies de cumulação de pedido e como deve ser interpretado o pedido justifique todas as sua resposta?
Resposta: A cumulação de pedidos pode ser própria (o autor quer o acolhimento de todos os pedidos cumulados) ou imprópria (o autor não pretende o acolhimento de todos os pedidos formulados).
Por que o pedido é determinado?
- O pedido tem que ser certo e determinado, não se admitindo incerteza e indeterminação, conforme prevê o próprio CPC brasileiro, apesar de este se utilizar da expressão “ou” no caput do artigo 286. Pedido determinado é o que se externa uma pretensão que visa a um bem jurídico perfeitamente caracterizado.
Qual a finalidade da cumulação de pedidos?
- A cumulação de pedidos é uma viabilidade do processo civil brasileiro que, entre outras finalidades, busca a economia processual, a segurança jurídica e a efetividade da prestação jurisdicional.
Como ocorre a redução do pedido?
- A redução do pedido constitui na sua diminuição quantitativa ou na sua substituição que atenua a posição do réu; na amplificação ocorre acréscimo de objeto ou sua substituição gravosa à posição do autor; e a modificação se dá pela sua substituição, sem a característica de abrandamento ou agravamento da posição do réu.
Qual a hierarquia dos pedidos?
- Os pedidos têm a mesma hierarquia, pois, cumprindo de qualquer maneira, o réu se exime da obrigação. A escolha cabe ao réu. Exemplo: Pedro vende para João um cavalo. Um dia após a aquisição do semovente, João verifica que o cavalo não tem os dentes de trás.