:

O que é necessário para participar de um diálogo filosófico?

Índice:

  1. O que é necessário para participar de um diálogo filosófico?
  2. O que é o diálogo filosófico?
  3. Qual o papel da reflexão e do diálogo para a filosofia?
  4. É difícil definir ou quantificar a felicidade?
  5. O que é necessário para acontecer um diálogo?
  6. Como podemos aprender a partir do diálogo?
  7. O que é qualidade de vida filosofia?
  8. Como podemos definir a palavra filosofia?
  9. Que permite o diálogo?
  10. Qual o objetivo do diálogo?
  11. Qual o nome do diálogo em Filosofia?
  12. Por que o diálogo platônico não é um artifício literário?
  13. Por que o pensamento é um diálogo consigo mesmo?
  14. Qual a duração do diálogo?

O que é necessário para participar de um diálogo filosófico?

Ouça em voz altaPausarreconhecer, que caso haja uma evidência, haverá adesão a essa evidência, o que não raro é difícil quando isso implica descobrir que se está errado; e reconhecer a norma do que os gregos chamavam de logos — que está acima dos interlocutores: logos como um discurso objetivo, que busca ser objetivo.

O que é o diálogo filosófico?

Ouça em voz altaPausarDiálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. ... O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.

Qual o papel da reflexão e do diálogo para a filosofia?

Ouça em voz altaPausarO próprio dialogar com a palavra Filosofia nos leva a uma reflexão, não é uma simples posse do saber, mas é uma amizade, uma relação íntima com o conhecimento, um colocar-se a caminho do verdadeiro saber, do saber-ação, do saber-vida, da sabedoria.

É difícil definir ou quantificar a felicidade?

Ouça em voz altaPausarSendo impossível quantificar a felicidade, pois esta é diferente entre indivíduos, então os indivíduos não podem ser considerados iguais entre si. Portanto, a felicidade para Bentham é o que a natureza humana busca e, por isso, expressa-se da mesma forma e na mesma intensidade em todos os homens.

O que é necessário para acontecer um diálogo?

Ouça em voz altaPausarÉ necessário para haver o verdadeiro diálogo deverá existir certa distância entre os interlocutores, pois do contrário, o interlocutor não desempenha mais o papel do outro. Também não existirá interlocução se ambos falarem a uma só vez, será no máximo um dueto ou um coral.

Como podemos aprender a partir do diálogo?

Ouça em voz altaPausarÉ preciso que se entenda o que se ouviu, saber se direcionar e ainda respeitar a forma com quem está dialogando, desse modo, podemos dizer que já se inicia daí o primeiro passo para a construção para paz: o saber ouvir e dar atenção ao que se ouve. A educação para a paz é vista como necessária.

O que é qualidade de vida filosofia?

Ouça em voz altaPausarAtualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de vida como: “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”1.

Como podemos definir a palavra filosofia?

Ouça em voz altaPausarFilosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. ... A filosofia pode focar nas questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão.

Que permite o diálogo?

Ouça em voz altaPausarPela troca de argumentações e objeções, o diálogo permite a cada um escapar da particularidade de sua opinião e ascender ao saber. ... O diálogo, que põe os interlocutores num mesmo plano e instaura entre eles uma comunidade de pensamento.

Qual o objetivo do diálogo?

Ouça em voz altaPausarNa sua acepção mais habitual, o diálogo é uma modalidade do discurso oral e escrito através da qual comunicam entre si duas ou mais pessoas. ... O discurso direto é o tipo de discurso mais comum. O objetivo dele é apresentar as falas dos personagens, sem seja necessário um narrador.

Qual o nome do diálogo em Filosofia?

  • Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. Diálogos é de resto o nome da obra de Platão, em que cada diálogo tem o nome do seu principal interlocutor. Só o ser humano consegue dialogar, o que faz do diálogo uma característica própria e ...

Por que o diálogo platônico não é um artifício literário?

  • O diálogo platônico não se traduz em ser mero artifício literário. Platão estabeleceu um elo essencial entre os filósofos e o dialogar. A filosofia não é uma doutrina passível de ser objeto de uma exposição convencional.

Por que o pensamento é um diálogo consigo mesmo?

  • Dizer que o pensamento é um diálogo consigo mesmo significa que faço objeções a mim mesmo, que passo de pensamento espontâneo, presente em mim sem que eu saiba de onde ele vem, para um pensamento real. Filosofar é pensar; e pensar é, segundo a bela expressão de Hannah Arendt [13] ser “dois em um”.

Qual a duração do diálogo?

  • No diálogo, uma única pessoa tem que ser convencida: aquela que está presente à nossa frente. À primeira vista, o diálogo pode parecer ter uma duração infinita e detentor de uma comunicação por princípio universal.