:

Qual a diferença de petição diversa e petição intermediária?

Índice:

  1. Qual a diferença de petição diversa e petição intermediária?
  2. O que é uma petição inicial é para que ela serve?
  3. Quais são as petições?
  4. Qual o significado da petição?
  5. Como a petição pode ser utilizada?
  6. Qual o direito de petição?

Qual a diferença de petição diversa e petição intermediária?

Entender o que é petição intermediária passa pela compreensão do momento em que se recorre a esse tipo de petição no processo. Normalmente, é quando já há uma ação em trâmite no Tribunal. Portanto, a intermediária serve para tomar providências a alguma finalidade solicitada pelo juiz no decorrer do processo.

O que é uma petição inicial é para que ela serve?

A petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Quais são as petições?

  • As petições são, por norma, direcionadas a uma instituição superior, responsável direta ou indiretamente por assuntos relacionados com os indivíduos que solicitam estes pedidos. Normalmente, as petições representam um ato de manifestação contra alguma situação ou condição considerada insatisfatória pela população.

Qual o significado da petição?

  • Conceito e Significado de Petição: Petição é o ato de pedir algo de modo formal, ... Petição Inicial. No âmbito jurídico, chama-se de petição inicial a exposição e explicação feita pelo advogado ao juiz quando é desejado dar prosseguimento a determinada causa ou processo.

Como a petição pode ser utilizada?

  • A petição pode ser utilizada para a análise de questões envolvendo pagamento de pensão, guarda, em processos trabalhistas, questões de saúde, educação, concursos e casos previdenciários, por exemplo. Ou seja, sempre que a pessoa se sentir prejudicada pelo descumprimento da lei ela pode recorrer à petição.

Qual o direito de petição?

  • O direito de petição está previsto no artigo 5º, inciso XXXIV, da Constituição Federal de 1988, conforme indicado no texto abaixo: