Como é caracterizada a escultura barroca?
Índice:
- Como é caracterizada a escultura barroca?
- Quais são as principais características da arte barroca *?
- Qual a origem da arte barroca?
- Quem foi o maior escultor da arte barroca?
- Quem foi o maior expoente da pintura barroca?
- Qual a diferença entre pintura e escultura barroca?
Como é caracterizada a escultura barroca?
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
Quais são as principais características da arte barroca *?
Além desse contraste entre o claro e o escuro, a pintura barroca também dava ênfase ao movimento, à impressão de uma cena em ato; bem ao contrário da pintura renascentista, que traçava um plano fixo, estático. Contudo, os artistas do período barroco não se restringiam aos temas da tradição católica.
Qual a origem da arte barroca?
- A arte barroca foi uma corrente que teve como berço de origem a Itália. Surgido no fim do século XVI, esse movimento artístico foi difundido para outros países da Europa e logo chegou à América Latina.
Quem foi o maior escultor da arte barroca?
- O escultor português de maior destaque dentro da arte barroca foi Machado de Castro (1731-1822). A pintura também focou nos temas sacros, sendo que muitos tetos de igrejas foram pintados com o estilo barroco. Na escultura, grande parte das obras barrocas são sacras, as quais privilegiaram o usos de materiais como barro cozido, cedro e pedra-sabão.
Quem foi o maior expoente da pintura barroca?
- Nos Países Baixos, a pintura barroca foi marcada por um caráter descritivo, com cenas da vida cotidiana doméstica e zelo pelo realismo nas representações. Os maiores expoentes dessa vertente foram: Rubens (1577-1640), Frans Hals (1581-1666), Rembrandt (1606-1669) e Vermeer (1632-1675).
Qual a diferença entre pintura e escultura barroca?
- Pintura e Escultura Barroca. A pintura também focou nos temas sacros, sendo que muitos tetos de igrejas foram pintados com o estilo barroco. Na escultura, grande parte das obras barrocas são sacras, as quais privilegiaram o usos de materiais como barro cozido, cedro e pedra-sabão. Detalhe de Escultura do Conjunto de Os Profetas, de Aleijadinho