Onde há poder há resistência Foucault?
Índice:
- Onde há poder há resistência Foucault?
- Onde há poder há resistência?
- O que é resistência para Foucault?
- Qual é a visão de Michel Foucault sobre o poder?
- Qual o conceito de poder em Foucault?
- O que é Contraconduta?
- O que significa a relação entre poder e resistência na vida social?
- Qual a linha de pensamento de Foucault?
- O que é corpos dóceis para Foucault *?
- O que são microesferas de poder?
- Qual foi a maior influência do pensamento de Michel Foucault?
- Qual é o corpo de Michel Foucault?
- Por que Foucault trabalhou como psicólogo?
- Quem era o pai de Foucault?
Onde há poder há resistência Foucault?
Enquanto há resistência, há poder, há embate de forças, há possibilidade de resposta, por isso onde há poder, há resistência. Pelo contrário, onde há violência, o poder deixou se existir, as possibilidades de resposta foram emudecidas, deixou de haver o embate de forças, prevaleceu a violência.
Onde há poder há resistência?
Onde há poder, há sempre a possibilidade de resistir, de forma que poder e resistência capilarizam-se nas malhas do social em uma relação perpétua de forças, movimentos que não se anulam dialeticamente.
O que é resistência para Foucault?
Sendo assim, a resistência é, para Foucault, uma atividade da força que se subtrai das estratégias efetuadas pelas relações de forças do campo do poder. Esta atividade permite à força entrar em relação com outras forças oriundas de um lado de fora do poder (FOUCAULT,1988).
Qual é a visão de Michel Foucault sobre o poder?
Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.
Qual o conceito de poder em Foucault?
Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.
O que é Contraconduta?
A contraconduta, ou crise de conduta, está na recusa e na criação de outras maneiras de se relacionar. Por isso a questão é tão complexa, não são lutas lineares e bem definidas, onde houver subjugação e opressão, deverá haver resistência, seja no campo econômico, subjetivo, cultural ou político.
O que significa a relação entre poder e resistência na vida social?
Para Weber poder significa “a probabilidade de impor a própria vontade, dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência e qualquer que seja a base dessa probabilidade (Weber, 2005)”. Neste caso, o poder envolve a capacidade potencial de impor a vontade e pode se manifestar de maneiras diferentes.
Qual a linha de pensamento de Foucault?
Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. ... Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.
O que é corpos dóceis para Foucault *?
É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado. Michel Foucault chamou de disciplina o controle minucioso das operações de corpos, que impõem uma relação de docilidade-utilidade, como pode ser visto em Foucault (2012, p. 133).
O que são microesferas de poder?
Os “micropoderes” (família, Igreja, etc) são detentores de grande influência nas atitudes humanas, deixando os homens aptos para o controle do Estado. Não se deve esquecer de que Foucault estabelece outro conceito de dominação: o “biopoder”.
Qual foi a maior influência do pensamento de Michel Foucault?
- O filósofo alemão Friedrich Nietzsche foi a maior influência do pensamento de Michel Foucault.
Qual é o corpo de Michel Foucault?
- O corpo aparece ao longo da obra de Michel Foucault como um composto de forças que se encontram em constante combate. Este corpo não se limita às concepções orgânicas; antes de tudo, ele se apresenta como um campo sobre o qual operam diferentes dispositivos.
Por que Foucault trabalhou como psicólogo?
- Foucault também trabalhou como psicólogo patologista em diversos hospitais psiquiátricos e presídios, o que forneceu elementos empíricos para a constituição de algumas de suas obras, como Vigiar e punir e História da loucura.
Quem era o pai de Foucault?
- O pai de Foucault era cirurgião e professor de anatomia, e os seus avôs (tanto o paterno quando o materno) também eram cirurgiões, o que mostra que a medicina sempre esteve presente na sua educação e formação. Porém, o jovem passou a interessar-se por história, o que decidiu o restante de sua carreira.