:

O que as gárgulas representavam?

Índice:

  1. O que as gárgulas representavam?
  2. Como eram as catedrais góticas O que representavam as gárgulas?
  3. Qual a importância das gárgulas na igreja gótica?
  4. Qual a função das gárgulas?
  5. O que as pinturas góticas representavam?
  6. Quais são as principais características da arte gótica?
  7. O que são gárgulas a qual período da arte elas pertencem e qual a sua função principal?
  8. Qual a função dos vitrais nas catedrais góticas?
  9. Por que as construções góticas são mais iluminadas?
  10. O que significa as gárgulas de Notre-Dame?
  11. Quais são as gárgulas?
  12. Qual a história das gárgulas mais famosas?
  13. Qual a origem das gárgulas na Europa?
  14. Como funciona o escoamento das gárgulas?

O que as gárgulas representavam?

As gárgulas são uma espécie de “guardiões do templo” para lembrar aos fiéis de que nada poderia ameaçá-los lá dentro e que o Mal seria vigorosamente mantido fora. Gárgulas da Notre-Dame. Seu papel técnico, no entanto, não tem nada de sobrenatural: captar a água da chuva e descartá-la a uma boa distância das paredes.

Como eram as catedrais góticas O que representavam as gárgulas?

São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.

Qual a importância das gárgulas na igreja gótica?

As gárgulas são uma espécie de "guardiões do templo" para lembrar aos fiéis de que nada poderia ameaçá-los lá dentro e que o Mal seria vigorosamente mantido fora. Seu papel técnico, no entanto, não tem nada de sobrenatural: captar a água da chuva e descartá-la a uma boa distância das paredes.

Qual a função das gárgulas?

A função estrutural é a de impedir que a água a extrair do edifício cause infiltrações nas paredes e no solo perto do edifício, pelo que as gárgulas costumam possuir uma dimensão razoável com a finalidade de projetar a água à maior distância possível. ...

O que as pinturas góticas representavam?

No começo do período gótico, a arte era produzida principalmente com fins religiosos. Muitas pinturas eram recursos didáticos que faziam o cristianismo visível para uma população analfabeta; outras eram expostas como ícones, para intensificar a contemplação e a prece.

Quais são as principais características da arte gótica?

Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.

O que são gárgulas a qual período da arte elas pertencem e qual a sua função principal?

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.

Qual a função dos vitrais nas catedrais góticas?

Os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. Estes também permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.

Por que as construções góticas são mais iluminadas?

Características da arte gótica a importância da luz (por isso o uso abusivo de janelas e vitrais), permitindo que o interior da construção fosse mais bem iluminado.

O que significa as gárgulas de Notre-Dame?

Gárgulas. As famosas estátuas de gárgulas e quimeras na parte externa da catedral, representando animais fantásticos ou monstros, são consideradas símbolos da Notre-Dame. Elas foram feitas na Idade Média e têm a função estratégica de proteger as paredes do escoamento da água das chuvas.

Quais são as gárgulas?

  • As gárgulas são esculturas que representam figuras humanas, monstruosas ou animalescas. Muitas vezes feitas a partir de rochas como o mármore, elas servem a um propósito muito importante na arquitetura.

Qual a história das gárgulas mais famosas?

  • Essa estranheza colaborou para que as pessoas passassem a acreditar que as gárgulas serviam também para afastar os maus espíritos, idéia que se consagrou e é recitada pelos guias de turismo em toda a Europa. Mas você não precisa ir até lá para ver algumas das gárgulas mais famosas.

Qual a origem das gárgulas na Europa?

  • Mas seria sobretudo na época medieval, mais precisamente no período entre os séculos XII e XV, a partir da construção das grandes catedrais góticas, que as gárgulas viriam a popularizar-se na Europa Ocidental, principalmente na França, embora também na Inglaterra e, em menor escala, em outros países.

Como funciona o escoamento das gárgulas?

  • Ao executar essa função, as gárgulas evitam que a água da chuva escorra sobre as paredes, o que poderia erodir a argamassa que mantém o edifício em boas condições. O sistema de escoamento das gárgulas é relativamente simples. Muitas delas apresentam sulcos cortados em suas costas para captar a água proveniente da chuva.