Como chamar o Erê de uma pessoa?
Índice:
- Como chamar o Erê de uma pessoa?
- O que são Erês no candomblé?
- Porque o Erê aparece?
- Como os Erês trabalham?
- Como saber se é um Erê?
- Como chamar os eres?
- O que são os eres?
- Como agradar os eres?
- O que o Erê faz na vida da pessoa?
- O que os Erês falam?
- Qual a origem do candomblé?
- Quais são os rituais do candomblé?
- Quais são as características dos Erês?
- Quais são os nomes de Erês na Umbanda?
Como chamar o Erê de uma pessoa?
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
O que são Erês no candomblé?
Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".
Porque o Erê aparece?
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Como os Erês trabalham?
Associados a Cosme e Damião, os gêmeos que se tornaram santos por praticar a medicina como caridade, os erês são grandes curadores que trabalham com a magia dos elementos da natureza. Apesar de seu aspecto frágil e inocente, são verdadeiros magos e atingem seus objetivos com grande sabedoria e simplicidade.
Como saber se é um Erê?
Características dos Erês:
- Gostam de dançar e brincar;
- Podem chorar e fazer birra;
- Comem doces e guloseimas;
- Trazem energia positiva para o terreiro;
- Falam a verdade sem tabu;
- Fazem perguntas importantes, mas vistas como “inconvenientes”;
- Podem auxiliar em passes e rituais;
- E transmitem a mensagem do Orixá.
Como chamar os eres?
Oração aos Erês/Crianças II Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
O que são os eres?
Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.
Como agradar os eres?
Mesmo não sabendo o nome do seu Erê, você pode agradar a entidade infantil com uma oferenda ao Erê, orientada pela responsável do terreiro....Como fazer oferendas ao Erê
- Balas;
- Bombons;
- Pipocas;
- Cocadas;
- Pirulitos;
- Refrigerantes;
- Chocalhos;
- Apitos, entre outros brinquedos de crianças.
O que o Erê faz na vida da pessoa?
Quem são os Erês A missão de cada Erê é a de intermediar o contato entre as pessoas e os Orixás (já que eles não falam), eles são o ponto exato entre a nossa consciência humana e o inconsciente do Orixá. No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos.
O que os Erês falam?
"Eles podem, de forma muito pura falar a verdade sem rodeios e fazer perguntas inapropriadas, típico de uma criança inocente”, pontua Kélida. Dessa maneira, os erês simbolizam a ponte que o une o inconsciente do orixá e a consciência humana. "Eles são portadores de renovação, transformação, esperança e amor puro.
Qual a origem do candomblé?
- O Candomblé é uma religião de origem africana que ficou popular no Brasil com a chegada de pessoas que foram escravizadas no país. Considerada afro-brasileira, essa religião é do tipo monoteísta, o que significa que os cultuadores acreditam em um Ser Supremo.
Quais são os rituais do candomblé?
- No Candomblé, os rituais, cerimônias, culto e outras comemorações são realizados através de danças, cânticos, batidas de tambores, minerais, oferendas de vegetais, objetos e em alguns casos o sacrifício de animais.
Quais são as características dos Erês?
- Características dos Erês: 1 Gostam de dançar e brincar; 2 Podem chorar e fazer birra; 3 Comem doces e guloseimas; 4 Trazem energia positiva para o terreiro; 5 Falam a verdade sem tabu; 6 Fazem perguntas importantes, mas vistas como “inconvenientes”; 7 Podem auxiliar em passes e rituais; 8 E transmitem a mensagem do Orixá. More ...
Quais são os nomes de Erês na Umbanda?
- Alguns nomes de Erês na Umbanda: Erê Zezinho, Joãozinho, Pedrinho, Mariazinha e Aninha. O que pode acontecer é desse nome ter um complemento e isso determinar uma relação do Erê com um Orixá, por exemplo: Zezinho Marinheiro (vibração de Yemanjá). Pontos cantados dos Erês Ponto 1 “Papai me manda um balão Com todas as crianças