:

Quando a situação líquida é positiva?

Índice:

  1. Quando a situação líquida é positiva?
  2. O que é situação líquida do patrimônio?
  3. Como saber a situação líquida?
  4. Quando o Ativo é igual ao Passivo?
  5. O que é situação líquida passiva?
  6. Como identificar a situação líquida de uma empresa?
  7. Qual a diferença entre a situação líquida do patrimônio líquido?
  8. Como resolver a situação líquida da empresa?
  9. Porque o ativo tem q ser igual ao passivo?
  10. Quando o ativo for igual ao passivo Diz-se que o patrimônio líquido será nulo?
  11. Qual a situação líquida do ativo?
  12. Qual a diferença entre o ativo e o passivo?
  13. Qual a contrapartida de aumento de elementos do ativo e do passivo?
  14. Por que essa situação é líquida negativa?

Quando a situação líquida é positiva?

Situação líquida positiva, favorável ou superavitária Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações.

O que é situação líquida do patrimônio?

A Situação Líquida Patrimonial (SLP) representa a diferença entre o Ativo real (ativo total) e o Passivo real (passivo exigível, capital de terceiros). *A Situação líquida superavitária ou positiva é evidenciada pelo excesso do Ativo sobre o passivo exigível (Ativo > Passivo exigível).

Como saber a situação líquida?

Levando em consideração que o capital compreende uma das contas que constituem o patrimônio líquido. Outra maneira de realizar o cálculo do patrimônio líquido é calcular a diferença existente entre o ativo total e o ativo exigível. Para isso, basta fazer uso da seguinte equação: “Patrimônio Líquido – Ativo – Passivo”.

Quando o Ativo é igual ao Passivo?

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

O que é situação líquida passiva?

( ) Situação líquida passiva – quando o total do passivo supera o total do ativo. ( ) Passivo a descoberto – quando o total do ativo equivale ao total do passivo.

Como identificar a situação líquida de uma empresa?

Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.

Qual a diferença entre a situação líquida do patrimônio líquido?

Assim, a diferença entre Ativo e Passivo Exigível é igual ao Patrimônio Líquido. Se o Ativo contém os bens e direitos e o Passivo Exigível contém as obrigações, podemos dizer, então, que o Patrimônio Líquido é a situação líquida do patrimônio, ou a diferença entre o que a empresa “tem” e o que ela “deve”.

Como resolver a situação líquida da empresa?

Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.

Porque o ativo tem q ser igual ao passivo?

O ativo sempre vai bater com o passivo por que um lado sempre vai evidenciar as aplicações de recursos e o outro sempre vai evidenciar as origens de recursos, respectivamente (Caso isso não ocorra a empresa esta fazendo suas demonstrações e os lançamentos de forma errada).

Quando o ativo for igual ao passivo Diz-se que o patrimônio líquido será nulo?

Em uma situação em que o ativo fosse igual ao passivo e, consequentemente, o patrimônio líquido fosse nulo, a empresa poderia quitar todas as suas dívidas se os bens e os direitos fossem integralmente realizados.

Qual a situação líquida do ativo?

  • Essa situação nos proporciona uma situação Líquida Nula, pois os valores do ativo cobrem tão somente o montante das obrigações. Resumo das situações líquidas patrimoniais possíveis:

Qual a diferença entre o ativo e o passivo?

  • Ao final de um período, quando compararmos os valores do ATIVO com o PASSIVO, podemos obter três situações: a) Ativo maior que Passivo (A > P): saldo. Essa diferença positiva é lançada contabilmente como lucro ao exercício, no grupo contábil Patrimônio Líquido.

Qual a contrapartida de aumento de elementos do ativo e do passivo?

  • São as contrapartidas de diminuição ou de aumento de elementos do ativo e do passivo que não foram computadas no exercício, em decorrência da sua reavaliação, desde que de acordo com as regras legais. Trata-se do registro dos prejuízos acumulados e ainda não cobertos.

Por que essa situação é líquida negativa?

  • Essa situação nos proporciona uma situação Líquida Negativa, pois os valores componentes do ativo não são suficientes para cobrir as obrigações. Essa diferença negativa é lançada como prejuízo ao exercício, no grupo contábil patrimônio líquido. Quando ocorre essa situação, contabilmente dizemos que a empresa apresenta um passivo a descoberta.