Qual a importância do material dourado?
Índice:
- Qual a importância do material dourado?
- O que representa o cubo no material dourado?
- Como utilizar o material dourado na educação infantil?
- Qual é a peça do material dourado que podemos trocar por 1-0 cubinhos?
- Quanto vale um cubo de material dourado?
- Como trabalhar com material dourado nos anos iniciais?
- Quando podemos recomendar o uso do material dourado no ensino de matemática e com qual finalidade?
- Qual o nome do Material Dourado?
- Como trabalhar com o material dourado?
- Como fazer uma adaptação do material dourado para sala de aula?
- Qual o material adequado para cada grupo?
Qual a importância do material dourado?
O material dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
O que representa o cubo no material dourado?
Nesse material, cada cubinho representa 1 unidade; cada barra, formada por 10 cubinhos, representa 1 dezena, ou 10 unidades; cada placa, constituída por 10 barras, representa 1 centena, ou 10 dezenas, ou, ainda, 100 unidades; o cubo, formado por 10 placas, representa um milhar, ou 10 centenas, ou 100 dezenas, ou, ainda ...
Como utilizar o material dourado na educação infantil?
Objetivo: tomar contato com o material de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.
Qual é a peça do material dourado que podemos trocar por 1-0 cubinhos?
1 barra equivale a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades); 1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades);
Quanto vale um cubo de material dourado?
– 1 cubinho equivale a 1 unidade; – 10 cubinhos equivalem a 1 barrinha (ou uma dezena); – 10 barrinhas equivalem a 1 plaquinha (uma centena); – 10 plaquinhas equivalem a 1 cubo (uma unidade de milhar).
Como trabalhar com material dourado nos anos iniciais?
Objetivo: tomar contato com o material de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.
Quando podemos recomendar o uso do material dourado no ensino de matemática e com qual finalidade?
Dois exemplos bem conhecidos são o ábaco e o material dourado, que são adequados à aprendizagem do sistema de numeração decimal e das operações básicas com números naturais. Manipuláveis são artefatos que podem dar evidências visuais e táteis aos estudantes na apropriação de ideias matemáticas.
Qual o nome do Material Dourado?
- O nome "Material Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas". Em analogia às contas, o material apresenta sulcos em forma de quadrados. Pode-se fazer uma adaptação do material dourado para o trabalho em sala de aula, com papel quadriculado de 1cm X 1 cm, onde as peças são feitas da seguinte forma:
Como trabalhar com o material dourado?
- Com o Material Dourado as relações numéricas abstratas tem uma imagem concreta, o que facilita a compreensão e o aluno pode ter um melhor entendimento da compreensão dos algoritmos e melhor desenvolvimento do raciocínio. Quando a criança trabalha com o material concreto envolve mais com a situação didática, pois entende o que está fazendo.
Como fazer uma adaptação do material dourado para sala de aula?
- Pode-se fazer uma adaptação do material dourado para o trabalho em sala de aula, com papel quadriculado de 1cm X 1 cm, onde as peças são feitas da seguinte forma: Este material em papel possui a limitação de não ser possível a construção do bloco, o que é uma desvantagem em relação ao material em madeira.
Qual o material adequado para cada grupo?
- Disponibilize pelo menos um material para cada grupo, a fim de que os alunos possam livremente manusear, explorar, manipular, brincar e conhecer melhor essa ferramenta, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas. Fonte: Sítio: “Casa da matemática".