:

O que é receita e despesa?

Índice:

  1. O que é receita e despesa?
  2. Como fazer receitas e despesas?
  3. O que é uma receita de vendas?
  4. O que são receitas para a contabilidade?
  5. O que são receitas de serviços?
  6. O que é a despesa?
  7. O que é uma receita na contabilidade?
  8. O que é receita pessoal?
  9. Como dividir a receita da empresa?
  10. Qual é o conceito de receitas?
  11. Qual a origem da receita?
  12. Quais são as receitas a receber?
  13. Qual a receita de uma empresa?

O que é receita e despesa?

A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.

Como fazer receitas e despesas?

Receita é o que você ganha em um determinado período, normalmente, usamos um mês. Para calcular a sua receita, leve em conta o seu salário líquido, que é o valor que você efetivamente recebe depois de descontados os impostos e os benefícios.

O que é uma receita de vendas?

De forma geral, a receita de vendas corresponde a todos os valores que a empresa recebe por seus produtos ou serviços. Ou seja, todas as transações comerciais que têm a ver com a atividade da organização estão registradas na conta receita de vendas.

O que são receitas para a contabilidade?

Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc. As receitas fazem parte do cálculo dos lucros, representando o lado positivo da conta, e podem determinar um acréscimo no patrimônio da empresa.

O que são receitas de serviços?

16 - Receita de Serviços: é o ingresso proveniente da prestação de serviços de atividades comerciais, financeiras, de transporte, de saúde, de comunicação, de armazenagem, e serviços científicos e tecnológicos de metrologia e outros serviços.

O que é a despesa?

Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção. Uma das exigências mais importantes de uma boa gestão empresarial é a correta análise dos gastos organizacionais, o que inclui compreender a diferença entre custo e despesa.

O que é uma receita na contabilidade?

A receita de empresa é todo o dinheiro recebido vindo das atividades da organização. Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc.

O que é receita pessoal?

Quanto a receita pessoal seria tudo o que serve como fonte de renda, em geral o salário, contudo, podem ser receita o rendimento com investimentos, ganhos como freelancer, rendimentos com pensões e aposentadoria, ganhos com alugueis, ganhos com ações e etc.

Como dividir a receita da empresa?

Responder essas perguntas e ter isso bem mapeado é o primeiro passo para separar as finanças. A forma mais simples de fazer isso é anotando – seja em uma planilha online ou em um caderno. Em um lugar, coloque todas as contas da empresa (entradas e saídas). Em outro, anote os gastos pessoais (fixos e variáveis).

Qual é o conceito de receitas?

  • Conceito de Receita Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços , porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços, como por exemplo: alugueis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

Qual a origem da receita?

  • Receita (economia) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Receita. Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade ( contabilidade) ou patrimônio ( economia ), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos.

Quais são as receitas a receber?

  • Receitas a receber são aquelas ganhas (porque o fato gerador ocorreu) dentro do período contábil, mas ainda não recebidas. Receitas diferidas representam recebimentos adiantados que vão gerar um passivo - uma obrigação de prestação de serviço futura ou de entrega posterior de bens .

Qual a receita de uma empresa?

  • A receita é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro. Resulta, por exemplo, de operações de venda de bens e de prestação de serviços. Despesa é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento , no imediato ou em momento futuro.