:

O que se recebe no dia da homologação?

Índice:

  1. O que se recebe no dia da homologação?
  2. Quando deve ser depositada a rescisão?
  3. O que muda em relação a homologação da demissão?
  4. O que falar na homologação?
  5. Quanto tempo demora para receber o dinheiro da rescisão?
  6. Qual o prazo para a homologação?
  7. Como fazer a homologação das rescisões?
  8. Qual a obrigatoriedade dessa homologação?
  9. Como é feita a homologação do empregado?

O que se recebe no dia da homologação?

É um ato pelo qual uma autoridade analisa se todos os requisitos da lei foram devidamente cumpridos, como no caso das homologações trabalhistas, as quais servem para verificar se o empregado recebeu todos os seus direitos na rescisão do contrato de trabalho.

Quando deve ser depositada a rescisão?

O trabalhador que é demitido recebe algumas verbas de rescisão que são depositadas pela empresa, o pagamento deve ser feito em até 10 dias após a dispensa.

O que muda em relação a homologação da demissão?

A Reforma Trabalhista (lei 13.467/2017) revogou os §§ 1º e 3º do art. 477 da CLT, desobrigando a empresa de fazer a homologação junto ao sindicato da categoria ou ao Ministério do Trabalho, nos casos de rescisão de contrato firmado por empregado com mais de 1 ano de serviço.

O que falar na homologação?

Durante o processo de homologação trabalhista, o profissional deve se ater para a natureza das seguintes verbas e seus respectivos valores:

  1. saldo de salário;
  2. horas extras;
  3. multa do FGTS;
  4. 13º salário proporcional;
  5. férias vencidas e proporcionais com acréscimo de 1/3.

Quanto tempo demora para receber o dinheiro da rescisão?

477, § 6º da CLT, que estabelece 10 dias para o pagamento a contar do fim do contrato (data equivalente à notificação da dispensa – em caso de aviso prévio indenizado, ou, ao último dia trabalhado, no caso da modalidade de aviso trabalhado).

Qual o prazo para a homologação?

  • Embora a CLT não tenha determinação nesse sentido, o ideal é que a homologação seja feita sempre nesse prazo. Dessa forma, a empresa deverá agendar com o Sindicato da categoria uma data que fique dentro do prazo para efetuar o pagamento, em dinheiro ou cheque visado, no Sindicato.

Como fazer a homologação das rescisões?

  • Em julho de 2010 o Ministério do Trabalho lançou o sistema Homolognet com o objetivo de fazer a assistência e permitir a homologação das rescisões trabalhista pela internet, a qual será realizada acessando o site do Ministério do Trabalho ( http://www.mte.gov.br/ ).

Qual a obrigatoriedade dessa homologação?

  • Isso acontece porque as normas coletivas elaboradas pelos sindicatos ainda podem prever a obrigatoriedade dessa homologação, da mesma forma que acontecia antes da reforma. Além disso, o empregador e o empregado podem solicitar essa assistência mesmo sem previsão.

Como é feita a homologação do empregado?

  • A homologação é exigida por lei e tem o objetivo de proteger o empregado de erros acidentais ou de eventual má-fé, já que este é hipossuficiente na relação. Esta homologação é realizada pelo Ministério do Trabalho no Sindicato da Categoria do empregado ou em Delegacias Regionais do Trabalho. Até então apenas contratos de trabalho inferiores ...