O que pode causar câncer de pele?
Índice:
- O que pode causar câncer de pele?
- Como o câncer de pele pode matar?
- Qual o câncer de pele mais comum?
- Quem pode desenvolver câncer de pele?
- Qual o câncer de pele mais frequente no Brasil?
- Quais são as mortes por câncer de pele não melanoma?
- Qual a biópsia do câncer de pele?
O que pode causar câncer de pele?
Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única. Alguns casos da doença estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação.
Como o câncer de pele pode matar?
A exposição solar é o principal fator que causa o carcinoma espinocelular mas também pode acontecer em quem faz tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou tem problemas na pele crônicos, como feridas que não cicatrizam.
Qual o câncer de pele mais comum?
Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.
Quem pode desenvolver câncer de pele?
- Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas ele é muito mais comum em quem tem a pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores. Isso porque são mais sensíveis ao sol. Também vale lembrar que o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
Qual o câncer de pele mais frequente no Brasil?
- Câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. Só no país, cerca 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença.
Quais são as mortes por câncer de pele não melanoma?
- Número de mortes por câncer de pele não melanoma no Brasil: 1.958, sendo 1.137 homens e 821 mulheres (2015 – SIM). Deve-se suspeitar de qualquer mudança persistente na pele. Ao identificar lesões suspeitas, um especialista deve ser procurado para confirmação do diagnóstico e tratamento.
Qual a biópsia do câncer de pele?
- A biópsia é o exame indicado para a confirmação diagnóstica do câncer de pele. O material coletado deve ser encaminhado para o laboratório de anatomia patológica que emitirá o laudo. Outros exames podem ser necessários para determinar o estadiamento da doença e decidir o tratamento mais adequado.