:

O que pode causar câncer de pele?

Índice:

  1. O que pode causar câncer de pele?
  2. Como o câncer de pele pode matar?
  3. Qual o câncer de pele mais comum?
  4. Quem pode desenvolver câncer de pele?
  5. Qual o câncer de pele mais frequente no Brasil?
  6. Quais são as mortes por câncer de pele não melanoma?
  7. Qual a biópsia do câncer de pele?

O que pode causar câncer de pele?

Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única. Alguns casos da doença estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação.

Como o câncer de pele pode matar?

A exposição solar é o principal fator que causa o carcinoma espinocelular mas também pode acontecer em quem faz tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou tem problemas na pele crônicos, como feridas que não cicatrizam.

Qual o câncer de pele mais comum?

Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

Quem pode desenvolver câncer de pele?

  • Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas ele é muito mais comum em quem tem a pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores. Isso porque são mais sensíveis ao sol. Também vale lembrar que o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.

Qual o câncer de pele mais frequente no Brasil?

  • Câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. Só no país, cerca 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença.

Quais são as mortes por câncer de pele não melanoma?

  • Número de mortes por câncer de pele não melanoma no Brasil: 1.958, sendo 1.137 homens e 821 mulheres (2015 – SIM). Deve-se suspeitar de qualquer mudança persistente na pele. Ao identificar lesões suspeitas, um especialista deve ser procurado para confirmação do diagnóstico e tratamento.

Qual a biópsia do câncer de pele?

  • A biópsia é o exame indicado para a confirmação diagnóstica do câncer de pele. O material coletado deve ser encaminhado para o laboratório de anatomia patológica que emitirá o laudo. Outros exames podem ser necessários para determinar o estadiamento da doença e decidir o tratamento mais adequado.