:

O que foram as vanguardas artísticas e qual seu principal objetivo?

Índice:

  1. O que foram as vanguardas artísticas e qual seu principal objetivo?
  2. Qual a noção da existência da vanguarda?
  3. Qual a origem da palavra vanguarda?
  4. Qual era a vanguarda europeia?
  5. Quem foi o grito da vanguarda?

O que foram as vanguardas artísticas e qual seu principal objetivo?

As Vanguardas Europeias são definidas como a gama de tendências artísticas oriundas do Velho Continente. O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes.

Qual a noção da existência da vanguarda?

  • A noção da existência da vanguarda é creditada por alguns como sendo uma tendência irmã do modernismo, mas diferente do pós-modernismo. O pós-modernismo sustenta que a era da constante aniquilação de fronteiras não está mais entre nós e que a vanguarda tem pouca ou nenhuma aplicabilidade na era da arte pós-moderna. Retrato de Tarsila do Amaral.

Qual a origem da palavra vanguarda?

  • A palavra vanguarda, do francês “ avant-garde ” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes. Com o advento da Revolução Industrial no século XIX e da Primeira Guerra Mundial no início do século XX, a sociedade passava por diversas transformações.

Qual era a vanguarda europeia?

  • Paris era o grande centro cultural europeu da época, de onde as novas ideias artísticas se irradiavam para o resto do mundo ocidental. Os mais conhecidos movimentos da vanguarda europeia foram: o Futurismo, o Cubismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo. Veja também: características do expressionismo.

Quem foi o grito da vanguarda?

  • “O grito”, de Edvard Munch, foi uma das obras precursoras das vanguardas europeias, trazendo a ruptura com as artes tradicionais. Contexto histórico O início do século XX foi marcado por uma grande mudança de paradigma na Europa.