:

O que quer dizer consolidação pulmonar?

Índice:

  1. O que quer dizer consolidação pulmonar?
  2. O que significa velamento do seio Costofrênico esquerdo?
  3. O que significa velamento parcial?
  4. O que quer dizer velamento das células Etmoidais bilaterais?
  5. O que é Hipotransparencia pulmonar?
  6. Quais as características principais do edema pulmonar?
  7. O que significa opacidade no pulmão?
  8. Qual o significado do termo velamento?
  9. Quais doenças afetam os pulmões?
  10. Quais são as causas de doença pulmonar?
  11. Quais são as doenças da circulação pulmonar?

O que quer dizer consolidação pulmonar?

DOENÇA ALVEOLAR. A consolidação pulmonar é definida como a substituição do ar dos alvéolos por líquido, células ou a combinação destes dois. Nos exames radiológicos estas alterações se caracterizam por imagens opacas, causando apagamento dos vasos pulmonares, sem perda significativa de volume do segmento afetado [fig.

O que significa velamento do seio Costofrênico esquerdo?

O derrame pleural pode ser identificado como velamento dos seios costofrênicos. Neste exame, o seio costofrênico está livre. O broncograma aéreo consiste em um brônquio ou bronquíolo aerado circundado por áreas de consolidação. Não pode ser observado na imagem.

O que significa velamento parcial?

Velamento significa que a mastóide está preenchida com algo, em geral, secreção. É necessário uma avaliação com especialista para avaliar a relevância deste velamento.

O que quer dizer velamento das células Etmoidais bilaterais?

Velamento é o termo utilizado pelo médico radiologista para designar a imagem de uma cavidade (mastóide, orelhas, células ou seios etmoidais) ocupada por algum material diferente de ar, quando este seria, em regra, o normal.

O que é Hipotransparencia pulmonar?

Hipo transparência, significa que a transparência radiográfica não está normal. Ou seja onde deveria estar mais escuro na radiografia, está mais claro porque não tem ar ou tem pouco ar dentro desta área do pulmão. Isto acontece devido a baixa densidade que o ar tem em relação a outras estruturas como líquido e tecidos.

Quais as características principais do edema pulmonar?

O edema pulmonar é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões. Ele ocorre com mais frequência quando o coração encontra dificuldade para bombear o sangue, aumentando a pressão do sangue no interior dos pequenos vasos sanguíneos dos pulmões.

O que significa opacidade no pulmão?

Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).

Qual o significado do termo velamento?

  • Significado de velamento: Termo técnico usado pela medicina para definir uma região "CLARA" (vel... Compartilhe no Facebook! Compartilhe no Twitter! Compartilhar!! Termo técnico usado pela medicina para definir uma região "CLARA" ( velamento) apontado em exame de RAIO-X, por exemplo.

Quais doenças afetam os pulmões?

  • Essas doenças afetam diretamente os vasos sanguíneos dos pulmões. Elas costumam ser causadas por coagulação do sangue, escoriação ou inflamação dos vasos sanguíneos e afetam principalmente a capacidade de os pulmões absorverem oxigênio e liberarem dióxido de carbono.

Quais são as causas de doença pulmonar?

  • Doença pulmonar pode ser causada por uma infecção ou mesmo tumores. Conheça as causas de doença pulmonar e como tratar.

Quais são as doenças da circulação pulmonar?

  • Doenças da circulação pulmonar. Essas doenças afetam diretamente os vasos sanguíneos dos pulmões. Elas costumam ser causadas por coagulação do sangue, escoriação ou inflamação dos vasos sanguíneos e afetam principalmente a capacidade de os pulmões absorverem oxigênio e liberarem dióxido de carbono.