:

Qual a origem da expressão quinto dos infernos?

Índice:

  1. Qual a origem da expressão quinto dos infernos?
  2. O que significa os quinto?
  3. Foi a derrama?
  4. Como funcionava a capitação?
  5. O que era o chamado quinto que inclusive inspirou a expressão quinto dos infernos?

Qual a origem da expressão quinto dos infernos?

A expressão quinto dos Infernos tem origem no tributo cobrado pela Coroa portuguesa da Colônia brasileira no século 18, durante o ciclo econômico da mineração em Minas Gerais.

O que significa os quinto?

O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colônias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".

Foi a derrama?

No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.

Como funcionava a capitação?

Imposto de capitação no Brasil Cada dono de escravo, fosse branco, índio ou negro forro, tinha que pagar, semestralmente, sob pena de confisco do escravo e outras penas, esse imposto de 4 oitavas e 3 quartos de ouro por cabeça de escravo que possuísse.

O que era o chamado quinto que inclusive inspirou a expressão quinto dos infernos?

Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. ... “O Quintoera tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de “O Quinto dos Infernos”.