:

O que é vosmicê?

Índice:

  1. O que é vosmicê?
  2. Como se escreve a palavra vossemecê?
  3. O que significa a palavra Vossa Mercê?
  4. O que significa o nome Suncê?
  5. Como passar vosmicê?
  6. Como usar vosmecê?
  7. Quando vosmecê virou você?
  8. Em que século as pessoas diziam vossa mercê?
  9. O que significa a palavra em inglês since?

O que é vosmicê?

pronome pessoal Forma de tratamento destinada a pessoas que não possuíam autoridade de senhor(a) e que não podiam ser tratadas por tu. [Gramática] Forma contraída de vossemecê que, por sua vez, é forma contraída de Vossa Mercê.

Como se escreve a palavra vossemecê?

vos·se·me·cê |ò|

O que significa a palavra Vossa Mercê?

Forma de tratamento cerimonioso que se dirige a pessoas que não são tratadas por tu e que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa.

O que significa o nome Suncê?

O que é Suncê: Maneira informal de se dizer "você". Era uma forma de tratamento bastante comum entre os negros na época da escravidão.

Como passar vosmicê?

Posteriormente, outras formas foram desenvolvidas como: vossa excelência, vossa senhoria, vossa majestade, vossa alteza. Ademais da vulgarização, o termo sofreu um processo de simplificação fonética, passando de vossa mercê a sossemecê, vosmecê e, por fim, você.

Como usar vosmecê?

Pron. Contr. de Vossa Mercê; pronome de segunda pessoa do singular, usado com o verbo na terceira pessoa; forma de tratamento não cerimoniosa entre duas pessoas iguais ou de superior para inferior. Também pode ser substituada pela palavra 'tu', mas depende de adaptações na concordância verbal.

Quando vosmecê virou você?

Vossa Mercê > Vossemecê > Vosmecê > Vancê > Você Assim como os outros pronomes pessoais de tratamento, “você” começava com “Vossa”, como em Vossa senhoria, Vossa santidade, etc. Mercê significa “graça”, uma forma de tratar aqueles a quem não era apropriado tratar pelo pronome “tu”, por uma questão de intimidade.

Em que século as pessoas diziam vossa mercê?

Um deles é o de Lapa (1991) que aponta a forma pronominal de tratamento mais antiga do português como sendo vossa mercê, que apareceu nos fins do século XIV, como forma de tratamento ao rei.

O que significa a palavra em inglês since?

já que conj I seldom see my sister, since she lives in another city. Eu raramente vejo a minha irmã, já que ela mora em outra cidade.