:

O que é sistema universal de vagas?

Índice:

  1. O que é sistema universal de vagas?
  2. O que é AC RS ri?
  3. Qual a quantidade de vagas que deve ser reservada?
  4. Quando surgiram as reservas de vagas?
  5. Qual a segunda maneira de reservar vagas no exame?

O que é sistema universal de vagas?

1. Sistema Universal (SU): destinado aos candidatos que se inscrevem independentemente de atenderem as condições no sistema de reserva de vagas para a educação básica pública; 2.

O que é AC RS ri?

AC: Ampla Concorrência; RI: Renda Inferior; PPI: Preto, Pardo ou Indígena; cD: Pessoa com Deficiência; RS: Renda Superior.

Qual a quantidade de vagas que deve ser reservada?

  • Pela lei, mínimo 5% e no máximo 20% do total dos concursos com mais de cinco vagas deve ser reservado. Como cada tipo de vaga vem acompanhado de uma legenda, é importante que o candidato se atente para optar pela correspondente à sua condição.

Quando surgiram as reservas de vagas?

  • No Brasil, o sistema demorou a chegar, as reservas de vagas surgiram com a Constituição Brasileira de 1988, garantindo um percentual dos cargos e empregos públicos aos portadores de deficiência física.

Qual a segunda maneira de reservar vagas no exame?

  • Algumas instituições exigem que o candidato participe do processo seletivo próprio, mas outras já consideram o resultado do Exame. A reserva pode ocorrer de duas maneiras. A primeira é quando o número de vagas reservadas é preenchido pelos candidatos inscritos no programa com a pontuação mais alta.