:

Porque tudo vale a pena quando a alma não é pequena?

Índice:

  1. Porque tudo vale a pena quando a alma não é pequena?
  2. O que significa Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor?
  3. O que é passar além do Bojador?
  4. Qual era a importância dos portugueses de passar além do Bojador?
  5. De quem é a frase Tudo vale a pena quando a alma não?
  6. Por que vale a pena uma alma pequena?
  7. Será que a alma não é pequena?
  8. Qual é o oposto de alma pequena?
  9. Por que elas se negam a olhar para dentro de sua alma?

Porque tudo vale a pena quando a alma não é pequena?

Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. (Fernando Pessoa, Obra poética, p.

O que significa Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor?

O poema de Fernando Pessoa faz menção ao Cabo Bojador, na terceira estrofe do poema. Pessoa remete ao fato histórico da travessia ao versar que, “Quem querer passar além do Bojador, Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu” (PESSOA, 1986, p. 16).

O que é passar além do Bojador?

"Quem quer passar além do Bojador tem de passar além da dor", escreve Fernando Pessoa na Mensagem. O Bojador português de hoje é a saída de uma bancarrota iminente e a entrada no equilíbrio das contas públicas e num crescimento económico consistente.

Qual era a importância dos portugueses de passar além do Bojador?

A passagem pelo ponto era simbólica para Portugal, pois significava o avanço técnico da sua ciência náutica e o controle dos seus navegadores sobre o oceano, sendo uma espécie de "meta" no desenvolvimento das grandes navegações portuguesas.

De quem é a frase Tudo vale a pena quando a alma não?

Fernando Pessoa Frase da semana: “Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena” – Fernando Pessoa.

Por que vale a pena uma alma pequena?

  • “Valeu a pena? Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”, escreve o poeta português Fernando Pessoa. Que significa uma “alma pequena”? Uma alma onde não habita Deus, que desconhece a dimensão do Transcendente ou qualquer princípio como o Ser Supremo. Onde o Espírito Santo encontra a porta cerrada e nada pode fazer.

Será que a alma não é pequena?

  • Se a alma não é pequena. Tudo vale a pena quando a grande alma sabe ser pequena para caber nos corações. Se a alma não é pequena. Nesta vida de imensidades, vivo em busca de entendimento.

Qual é o oposto de alma pequena?

  • O oposto de “alma pequena”, porém, não é alma grande. É a alma que se abre: elástica, flexível, sempre pronta a “alargar o espaço da sua tenda”, conforme a expressão do profeta Isaías (Is 54, 2). Alma sem medida, isto é, capaz de amar desmedidamente.

Por que elas se negam a olhar para dentro de sua alma?

  • Aliás, elas se negam a olhar para dentro de sua alma, que se dissolve do corpo e da psique, condenando-as a uma vida sem sentido e a uma prisão sem grades. É por isso, que elas não se comovem e nem se sensibilizam diante do sofrimento dos enfermos, dos mais necessitados, dos pobres e dos desempregados, que vivem em um mundo desalmado e sem coração.