:

O que são hormônios e como agem?

Índice:

  1. O que são hormônios e como agem?
  2. Qual a função dos hormônios no organismo humano?
  3. Quais os fatores que estimulam a melanina?
  4. Como os hormônios podem ser classificados?
  5. Como os hormônios agem no organismo?
  6. Quantos hormônios tem o corpo humano?
  7. Qual é a função dos hormônios?
  8. Qual é o papel dos hormônios no controle do metabolismo?
  9. Qual o papel da melanina na pele?
  10. Quais as principais causas de Discromias?

O que são hormônios e como agem?

Hormônios são moléculas responsáveis por ativar e controlar diversos processos do corpo humano, como o metabolismo, o crescimento e a sexualidade. Portanto, eles são indispensáveis para o organismo. A falta (hipofunção) ou excesso (hiperfunção) de um determinado hormônio pode ocasionar problemas na saúde.

Qual a função dos hormônios no organismo humano?

O sistema endócrino é responsável pela produção dos hormônios que são secretados no sangue. Eles percorrem o corpo até encontrar as células-alvo, aquelas nas quais vão agir. Por meio de receptores, se acoplam nessas células e iniciam suas funções de inibir ou estimular funções metabólicas.

Quais os fatores que estimulam a melanina?

Fatores hormonais: o MSH controla a melanogênese e o estrógeno e a progesterona provocam a hiperpigmentação do rosto e da epiderme genital. Ação dos raios UV: Os raios UV-B multiplicam os melanócitos e estimulam a tirosinase, gerando uma produção aumentada de melanina com presença de eritema.

Como os hormônios podem ser classificados?

Com base em sua estrutura química, os hormônios podem ser classificados em proteínas (ou peptídeos), esteroides e derivados de aminoácidos (aminas).

Como os hormônios agem no organismo?

Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão.

Quantos hormônios tem o corpo humano?

Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas. No corpo humano, os hormônios são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros.

Qual é a função dos hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. (consulte também Glândulas endócrinas).

Qual é o papel dos hormônios no controle do metabolismo?

De forma geral, os hormônios são modificadores (moduladores) das reações enzimáticas do metabolismo, participando de funções específicas, tais como crescimento celular e tissular, regulação do metabolismo, regulação da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, função renal, eritropoiese, motilidade do trato ...

Qual o papel da melanina na pele?

Em termos gerais, essa proteína é responsável por garantir coloração à pele, cabelos e outros pelos no corpo - mas essa não é sua única função. Nos tecidos, a melanina também tem a responsabilidade de proteger a pele da ação prejudicial dos raios UV, mantendo o DNA intacto dentro das células.

Quais as principais causas de Discromias?

As discromias são alterações da pigmentação da pele causadas por disfunções na produção ou na distribuição de melanina pela pele. O principal fator desencadeador das discromias, em especial das hipercromias, é a radiação solar.