:

O que é tireoidite linfocítica?

Índice:

  1. O que é tireoidite linfocítica?
  2. O que é tireoidite linfocítica crônica?
  3. Como tratar tireoidite linfocítica?
  4. O que quer dizer tireoidite?
  5. Como tratar inflamação da tireoide?
  6. O que a tireoidite de Hashimoto pode causar?
  7. Quem tem tireoide têm risco do coronavírus?
  8. Como aliviar a dor da tireoide?
  9. Quanto tempo dura uma tireoidite?
  10. O que pode causar tireoidite?
  11. Qual o tratamento para a tireoidite?
  12. Por que a tireoidite é inflamatória?
  13. Por que a tireoidite crônica é causada?
  14. Qual a diferença entre silenciosa e tireoidite?

O que é tireoidite linfocítica?

A tireoidite linfocítica silenciosa é uma inflamação autoimune indolor da tireoide que geralmente surge após o parto e costuma desaparecer por si própria.

O que é tireoidite linfocítica crônica?

Tireoidite de Hashimoto, ou tireoidite linfocítica crônica, é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireoide causada por um erro do sistema imunológico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide.

Como tratar tireoidite linfocítica?

Tratamento. Como a tireoidite linfocítica silenciosa dura apenas alguns meses, o tratamento é conservador, habitualmente necessitando apenas de um betabloqueador (p. ex., propranolol) durante a fase de hipertireoidismo . Fármacos antitireoidianos, cirurgia e tratamento com radioiodo são contraindicados.

O que quer dizer tireoidite?

A tireoidite é um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula tireóide. Em alguns casos, o paciente sente dores, mas em outros são os sintomas básicos do hipertireoidismo ou do hipotireoidismo.

Como tratar inflamação da tireoide?

Tratamento: o tratamento para esse tipo de tireoidite é feito com medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente com anti-inflamatórios, como Naproxeno, por exemplo. Em casos de sintomas intensos ou persistentes, pode ser indicado pelo endocrinologista o uso de corticóides, como Prednisona.

O que a tireoidite de Hashimoto pode causar?

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune na qual o sistema imune ataca as células da tireoide, causando uma inflamação dessa glândula, o que geralmente resulta em um hipertireoidismo passageiro que depois é seguido por um hipotireoidismo.

Quem tem tireoide têm risco do coronavírus?

Pacientes com doenças tireoidianas, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, não fazem parte do grupo de risco para a infecção COVID-19, mesmo se a causa do transtorno for de natureza autoimune, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves.

Como aliviar a dor da tireoide?

Tratamento: o tratamento para esse tipo de tireoidite é feito com medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente com anti-inflamatórios, como Naproxeno, por exemplo. Em casos de sintomas intensos ou persistentes, pode ser indicado pelo endocrinologista o uso de corticóides, como Prednisona.

Quanto tempo dura uma tireoidite?

Geralmente, a tireoidite desaparece sozinha em alguns meses; mas algumas vezes ela se torna reincidente ou, mais raramente, danifica o suficiente a tireoide e pode provocar um hipotireoidismo permanente. A aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem aliviar a dor e a inflamação.

O que pode causar tireoidite?

A tireoidite é a inflamação da glândula tireoide que pode acontecer devido a diversas situações, como alterações da imunidade, infecções ou uso de remédios, por exemplo, podendo acontecer de forma aguda, em que a evolução é mais rápida, ou de forma crônica, em que a inflamação acontece de forma gradual.

Qual o tratamento para a tireoidite?

  • O tratamento para a tireoidite é indicado pelo endocrinologista e varia de acordo com a causa e, consequentemente, o tipo de de tireoidite. De acordo com a causa da inflamação da tireoide, a tireoidite pode ser classificada em alguns tipos, sendo os principais:

Por que a tireoidite é inflamatória?

  • A tireoidite refere-se a um grupo de distúrbios inflamatórios. Em outros casos, a tireoide fica tão inflamada e aumentada que desenvolve um goite. Além disso, a tireoidite linfocítica crônica também é conhecida como tireoidite de Hashimoto, nomeada após o cirurgião japonês que descobriu isso em 1912.

Por que a tireoidite crônica é causada?

  • A tireoidite linfocítica crônica é causada quando um grande número de linfócitos danificados invadem a glândula tireoide. Quando essas células entram na tireoide, elas destroem as células, tecidos e vasos sanguíneos da glândula. Ainda não está claro por que as células dos guardiões do corpo se colocam contra os tecidos saudáveis ​​do corpo.

Qual a diferença entre silenciosa e tireoidite?

  • O termo “silenciosa” refere-se à ausência de dor na tireoide, em contraste com a tireoidite subaguda, que habitualmente causa dor na tireoide. A tireoidite linfocítica silenciosa causa a maioria das disfunções tireoidianas pós-parto. Ocorre em cerca de 5 a 10% das mulheres no período pós-parto.