:

O que é uma demanda tempestiva?

Índice:

  1. O que é uma demanda tempestiva?
  2. O que é o preparo no direito?
  3. O que significa opostos tempestivamente?
  4. Qual a relação entre tempestividade e tempo?
  5. Qual o processo trabalhista?
  6. Qual a etimologia do processo?

O que é uma demanda tempestiva?

É o que a doutrina denomina de princípio da garantia do processo sem dilações indevidas ou do processo tempestivo (tutela jurisdicional dentro de um prazo razoável). ... 125, II, do Código de Processo Civil brasileiro, que o juiz deve “velar pela rápida solução do litígio”, devendo valer-se do impulso oficial (art.

O que é o preparo no direito?

O preparo é o pagamento das despesas processuais relativas à interposição de determinado recurso no tempo oportuno. Essas despesas normalmente compreendem as custas processuais e os gastos com o porte de remessa e retorno dos autos, quando necessários.

O que significa opostos tempestivamente?

EMBARGOS OPOSTOS TEMPESTIVAMENTE. NECESSIDADE DE ANÁLISE DA ALEGAÇÃO DE EXCESSO DE EXECUÇÃO. Constatada a existência de erro material com relação à tempestividade dos embargos à execução, os embargos de declaração merecem acolhimento para que seja analisada a alegação de excesso de execução.

Qual a relação entre tempestividade e tempo?

  • RELATIVO A TEMPESTIVIDADE, A TEMPO, DENTRO DO PRAZO LEGAL. AÇÃO tempestiva (ação Legal, decorrente, dentro do prazo legal). procedente coerente oportuno apropositado asado cabível favorável propício providencial tempestivo mais...

Qual o processo trabalhista?

  • Processo trabalhista. O processo trabalhista está relacionado com o incumprimento de alguma norma estabelecida pela legislação trabalhista. Algumas das normas estabelecidas pelo Código Civil são aplicadas no âmbito do trabalho, e quando alguma dessas normas é quebrada, pode ser instaurada uma ação trabalhista. Processo administrativo

Qual a etimologia do processo?

  • Relativamente à sua etimologia, processo é uma palavra relacionada com percurso, e significa "avançar" ou "caminhar para a frente". No âmbito do direito, um processo pode ser uma ação judicial, a sequência de atos predefinidos de acordo com a lei, com o objetivo de alcançar um resultado com relevância jurídica.