:

O que é territorialização na saúde?

Índice:

  1. O que é territorialização na saúde?
  2. Qual a definição de territorialização?
  3. Qual o conceito de territorialização em atenção básica?
  4. O que é território e territorialização?
  5. Quais são os objetivos da territorialização em saúde?
  6. O que é territorialização na ESF?
  7. Como descrever um território?
  8. O que é território sanitário?
  9. Quais os objetivos da territorialização?
  10. Qual importância da territorialização na atenção básica?
  11. Qual a finalidade da territorialização?
  12. Quais são os usos do termo territorialização?
  13. Qual o conceito de territorialidade?
  14. Qual o conceito e o significado do território?

O que é territorialização na saúde?

A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.

Qual a definição de territorialização?

Acto ou efeito de tornar ou tornar-se territorial (ex.: a territorialização da política através do poder local). 2. Acto ou efeito de atribuir território.

Qual o conceito de territorialização em atenção básica?

A territorialização da Atenção Básica à Saúde é um processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. ... Por isso, a territorialização reflete o próprio modelo de atenção que se propõe no Brasil.

O que é território e territorialização?

Ou seja, é o território apropriado e constituído a partir de uma coletividade. Nesse sentido a territorialização é um processo social que se constitui, sobretudo na busca de uma identidade política e ideológica na formação cultural dos sujeitos sociais que compõem o movimento socioterritorial.

Quais são os objetivos da territorialização em saúde?

O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...

O que é territorialização na ESF?

Resultados: A territorialização se constitui a partir da demarcação de áreas para o desenvolvimento das ações da ESF, bem como o reconhecimento das necessidades da população e os fatores que constituem barreiras de acessibilidade ao serviço.

Como descrever um território?

O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.

O que é território sanitário?

É o território-processo de responsabilidade de uma equipe de Saúde da Família (ESF) ou uma Equipe de Atenção Básica (EAB). Organizar os dados por microárea, possibilitando um conhecimento mais preciso da sua população adscrita. Território sanitário definido, com famílias cadastradas e estratificadas por risco.

Quais os objetivos da territorialização?

O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...

Qual importância da territorialização na atenção básica?

A territorialização na APS é de suma importância, pois permite identificar os problemas de saúde da população, bem como delineá-la e caracterizá-la, além de criar vínculo entre a equipe da ESF e os usuários dos serviços de saúde, favorecendo assim, o acesso aos serviços e análise dos impactos das ações (DIAS et al., ...

Qual a finalidade da territorialização?

  • A territorialização não é a mera divisão do espaço físico, pois depende da compreensão das relações humanas que ocorrem sobre este espaço, caracterizando dinâmicas, vivências e práticas políticas, sociais, econômicas, culturais, religiosas, ambientais etc. O objetivo

Quais são os usos do termo territorialização?

  • Pretende-se com isso, situar os diferentes usos do termo territorialização (teórico, prático e metodológico) pelo setor saúde, destacando sua importância no cenário atual da reorganização da atenção, da rede de serviços e das práticas sanitárias locais.

Qual o conceito de territorialidade?

  • O conceito de territorialidade originalmente proposto buscava dar conta das transformações no âmbito da espacialidade de uma suposta passagem das sociedades segmentares à condição de sociedades centralizadas.

Qual o conceito e o significado do território?

  • O território é base material da existência humana, e sua apropriação para as diversas formas de uso é condição necessária para que a vida seja possível. No trabalho de vigilância em saúde, compreender o conceito e o signifi - cado de território, no âmbito das relações sociais e das sociedades que 1