:

O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?

Índice:

  1. O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?
  2. O que é teratogenicidade?
  3. O que é risco teratogênico?
  4. O que são agentes teratogênicos exemplifique?
  5. Qual o período crítico do desenvolvimento que o Teratógeno atua e assim ocorre a alteração no feto?
  6. O que a talidomida causa no feto?
  7. Quais são os possíveis teratogênicos que podem influenciar no desenvolvimento embrionário?
  8. O que é Embriotoxicidade?
  9. O que são teratógenos Cite três exemplos de agentes teratogênicos?
  10. Quais são os principais agentes teratogênicos?
  11. Como prevenir doenças congênitas na gravidez?
  12. Quais são os sintomas da gravidez?
  13. Qual a enciclopédia livre da gravidez?
  14. Será que você terá fadiga durante a gravidez?

O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?

Teratologia é o estudo dos processos biológicos e causas do desenvolvimento anormal e defeitos de nascimento. Um teratogêno é qualquer agente - incluindo fatores ambientais - que causa um anormal desenvolvimento prenatal ( O termo, terato-, vem da palavra grega que significa monstro.).

O que é teratogenicidade?

TERATOGENICIDADE  Refere-se à capacidade de um fármaco causar anormalidades fetais quando administrado à gestantes.

O que é risco teratogênico?

Agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência 1,2,3,4.

O que são agentes teratogênicos exemplifique?

Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.

Qual o período crítico do desenvolvimento que o Teratógeno atua e assim ocorre a alteração no feto?

3ª a 8ª semana do desenvolvimento: corresponde ao período embrionário - formação de órgãos - período altamente suscetível a ação de agentes teratológicos que causam malformações nas estruturas. Os teratógenos tem maior probabilidade de causar danos estruturais durante o período embrionário.

O que a talidomida causa no feto?

A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal. Mas o uso durante a gestação restringiu o crescimento dos membros dos bebês, que nasceram com má formação nas pernas e braços.

Quais são os possíveis teratogênicos que podem influenciar no desenvolvimento embrionário?

Resumo O fato de agentes ambientais, nomeadamente fármacos, infecções maternas, e agentes químicos ou físicos poderem causar danos ao embrião ou feto em desenvolvimento é um problema reconhecido principalmente a partir do século 20.

O que é Embriotoxicidade?

A embriotoxidade se refere à perturbação no desenvolvimento embrionário ou fetal, a custa de dosagens que não afetam o organismo materno. A embrioletalidade observada após administração de doses tóxicas para a mãe deve ser considerada como efeitos tóxicos gerais da planta.

O que são teratógenos Cite três exemplos de agentes teratogênicos?

Exemplos de teratógenos químicos Aspirina - Fenda palatina. Hidantoína- Anormalidades craniofaciais, defeitos nos membros e deficiência do crescimento e do desenvolvimento intelectual. Nicotina - retardo no crescimento intra-uterino (RCIU) Talidomida - Malformações congénitas.

Quais são os principais agentes teratogênicos?

Exemplos de agentes teratogénicos biológicos

  • Rubéola - causa cataratas congénitas no recém-nascido.
  • AIDS - causa malformações crânio-faciais e atraso no crescimento intra-uterino.
  • Sífilis - surdez, hidrocefalia, atraso mental, dentes e ossos anormais.
  • Varicela - Distrofia muscular, atraso mental.

Como prevenir doenças congênitas na gravidez?

  • - Infecções congênitas ainda são prevalentes e graves em nosso meio. É recomendável que toda mulher procure saber se já tem imunidade contra essas doenças. - Algumas substâncias de uso comum, como o álcool e o fumo, podem ser prejudiciais mesmo em doses pequenas, devendo ser evitadas na gravidez.

Quais são os sintomas da gravidez?

  • Não são só os hormônios que farão com que você se sinta exausta. Outros sintomas da gravidez talvez afetem seu sono, como os enjoos matinais (que, apesar do nome, também podem surgir à noite) e a micção frequente. Esses dois sintomas incômodos podem impedir que você durma o suficiente para vencer a fadiga.

Qual a enciclopédia livre da gravidez?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. As categorias farmacológicas na gravidez é um tipo de classificação de fármacos para identificar os riscos potenciais ao feto durante o uso de determinados medicamentos durante a gravidez. Existem várias classificações em diferentes países.

Será que você terá fadiga durante a gravidez?

  • Seu metabolismo também vai acelerar e queimar mais energia, o que poderá levar à fadiga no início da gravidez. A pressão arterial mais baixa e o aumento da produção de sangue também sugam sua energia, sem falar na montanha-russa de emoções pela qual você passará durante a gravidez.