:

Quem deve pagar a substituição tributária?

Índice:

  1. Quem deve pagar a substituição tributária?
  2. Como ocorre a substituição tributária?
  3. Quem paga o ICMS-ST comprador ou vendedor?
  4. Como saber se tem que pagar ST?
  5. Como saber se um produto tem substituição tributária?
  6. Quais são os tipos de substituição tributária para frente?
  7. Como calcular a substituição tributária?
  8. Qual o substituto do tributo?
  9. Qual a espécie de substituição tributária?

Quem deve pagar a substituição tributária?

O recolhimento do ICMS ST deve ser realizado por aquele contribuinte que estiver caracterizado como responsável naquela situação de substituição, ou seja, pode ser o remetente ou o destinatário, conforme o caso.

Como ocorre a substituição tributária?

Para que serve a substituição tributária No momento em que uma empresa atua como substituta tributária dos demais elos da cadeia de vendas, ela faz o pagamento total, incluindo o que estes outros elos pagariam. Assim o Governo recebe o valor total, sem perdas e, ainda, de forma antecipada.

Quem paga o ICMS-ST comprador ou vendedor?

Ambos (você e o seu cliente) são responsáveis para que tudo dê certo, mas quem vende é o responsável pelo recolhimento da guia de ICMS-ST para o outro estado, ou seja: torna-se o substituto.

Como saber se tem que pagar ST?

Deverá recolher o imposto até o último dia do 2º mês subseqüente a data de entrada da mercadoria no território paulista. Este valor deve ser informado na Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação – DeSTDA.

Como saber se um produto tem substituição tributária?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Quais são os tipos de substituição tributária para frente?

  • Quais são os tipos de substituição tributária Para frente A substituição para frente é quando o substituto — uma indústria ou importadora, por exemplo — paga o ICMSpelos que a frente farão o produto circular. É a forma de substituição mais comum, na qual nos baseamos acima para explicar o que é a ST. Por diferimento

Como calcular a substituição tributária?

  • Como calcular a substituição tributária? 1 Calcular o ICMS da nota fiscal 2 Calcular a base de cálculo do ICMS ST 3 Calcular a substituição tributária More ...

Qual o substituto do tributo?

  • Substituto– É o contribuinte que fará a retenção antecipada do tributo e o subsequente pagamento à Receita. Substituído– É o contribuinte que recebe a mercadoria cujo imposto já está retido e pago. MVA– Margem de Valor Agregado. É o índice de lucro que cada um dos agentes obteve em uma determinada operação.

Qual a espécie de substituição tributária?

  • Pelo sistema de substituição tributária, o tributo plurifásico passa a ser recolhido de uma só vez, como se o tributo fosse monofásico. Há várias espécies de substituição tributária: a substituição para frente, a substituição para trás (ou diferimento), e a substituição propriamente dita.