:

Quando a icterícia é preocupante?

Índice:

  1. Quando a icterícia é preocupante?
  2. O que significa ictérico na enfermagem?
  3. O que é Ictericias?
  4. O que significa plasma ictérico?
  5. Quanto tempo pode durar a icterícia?
  6. Como saber se a icterícia é grave?
  7. Qual o significado de Hepatoesplenomegalia?
  8. O que a icterícia pode causar?
  9. Quais são os tipos de soro?
  10. Qual a causa da icterícia?
  11. Quais são as alterações em amostra de soro sanguíneo?
  12. Que doenças podem levar à icterícia?

Quando a icterícia é preocupante?

A icterícia traz preocupação quando os níveis muito altos de bilirrubina no sangue provocam uma alteração do sistema nervoso, tendo como consequência crises convulsivas, problemas auditivos e uma doença que se chama Kernicterus.

O que significa ictérico na enfermagem?

2. Ictérica. Que tem icterícia, síndrome caracterizada pela coloração amarelada da pele devido a um aumento de bilirrubina do sangue.

O que é Ictericias?

Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.

O que significa plasma ictérico?

O índice ictérico refere-se a cor do plasma, cuja coloração normal é amarelo pálido ou quase transparente.

Quanto tempo pode durar a icterícia?

A icterícia costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas.

Como saber se a icterícia é grave?

Sintomas de Icterícia

  1. Esclera (a parte branca do olho) amarela. Se a icterícia for ainda mais grave, essa parte pode apresentar também uma coloração marrom.
  2. Cor amarela na parte de dentro da boca.
  3. Urina de cor anormal – em geral em tons mais escuros.
  4. Fezes esbranquiçadas ou cor de barro.

Qual o significado de Hepatoesplenomegalia?

O fígado aumentado, chamado hepatomegalia, é um aumento no tamanho do fígado, qualquer que seja a causa. Em alguns casos, o fígado e o baço aumentam juntos e a condição resultante é chamada hepatoesplenomegalia.

O que a icterícia pode causar?

Com a incapacidade de apurar o pigmento, a substância pode seguir para a corrente sanguínea e chegar ao sistema nervoso central. “A icterícia é uma doença relativamente comum, leve e fácil de tratar. Mas, quando não é tratada corretamente pode causar convulsões e surdez”, alerta.

Quais são os tipos de soro?

  • Na imagem abaixo podemos observar 4 tipos diferentes de soro: 1- O primeiro soro apresenta-se amarelo claro, normal para uma pessoa saudável; 2- O segundo possui uma coloração avermelhada, indicando hemólise; 3- No terceiro soro, nota-se uma cor mais intensa quando comparada com o normal, tratando-se de uma amostra ictérica;

Qual a causa da icterícia?

  • A icterícia pode ser causada por diversas doenças hepáticas, infecções e intoxicações, estase nas vias biliares ou aumento da destruição dos glóbulos vermelhos ( icterícia hemolítica ). A icterícia epidêmica está ligada à hepatite epidêmica, que é causada por um vírus transmissível (vírus da hepatite).

Quais são as alterações em amostra de soro sanguíneo?

  • Alterações em Amostras de Soro Sanguíneo. Quando uma amostra de soro sanguíneo encontra-se fora dos padrões da normalidade, ela pode apresentar-se: Amostras hemolisadas, como o próprio nome já diz, são ocasionadas devido à lise das hemácias.

Que doenças podem levar à icterícia?

  • Muitas doenças podem levar à icterícia, a exemplo de: 1 Malária 2 Leptospirose 3 Anemia falciforme 4 Talassemia 5 Esferocitose hereditária 6 Hemoglobinúria paroxística noturna 7 Síndrome de Gilbert 8 Síndrome de Crigler-Najjar 9 Hepatites virais 10 Hepatite alcoólica