:

O que significa sinais de sinusopatia maxilar?

Índice:

  1. O que significa sinais de sinusopatia maxilar?
  2. O que é cisto maxilar?
  3. Quais os tipos de sinusite e os seus sintomas?
  4. O que causa sinusite odontogênica?
  5. Qual é a causa da sinusite?
  6. Quando a sinusite ataca os dentes?
  7. Quais são os sintomas da sinusites maxilares?
  8. Quais são os sinais de sinusopatia?
  9. Qual a melhor técnica para diagnosticar a sinusopatia?
  10. Qual o tratamento para a sinusopatia bacteriana?

O que significa sinais de sinusopatia maxilar?

Sinusopatia significa inflamação dos seios da face. No seu caso o seio etmoidal (parte alta do nariz), esfenoidal (mais profundo) e seios maxilar (atrás das "bochechas"). Pode ocorrer obstrução nasal ou nariz entupido, secreção nasal ou descendo pela "garganta", dificuldade em sentir cheiro e outros.

O que é cisto maxilar?

Cistos odontogênicos são lesões ósseo-destrutivas de ocorrência comum nos ossos maxilares. Essas enfermidades compreendem dois grupos principais, os de desenvolvimento e os cistos inflamatórios, considerando-se que todos surgem de resíduos epiteliais, oriundos da formação do órgão dentário.

Quais os tipos de sinusite e os seus sintomas?

Existem dois tipos de sinusite: uma sinusite aguda ou de curto prazo que pode ocorrer após um resfriado, um ataque de alergia, ou devido a poluentes no ambiente; e uma sinusite crônica ou de longo prazo, que dura mais de 12 semanas.

O que causa sinusite odontogênica?

As principais causas da sinusite odontogênica são as iatrogenias, a periodontite apical e a doença periodontal, como descrito na Tabela 1. Os dentes superiores posteriores (pré-molares e molares) mais próximos a cortical do seio maxilar estão descritos na Tabela 2.

Qual é a causa da sinusite?

Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.

Quando a sinusite ataca os dentes?

A infecção começa nos seios maxilares, localizados logo acima das raízes dos dentes molares, e pode causar inchaço com o acúmulo de muco bacteriano ou viral. A pressão exercida sobre as terminações nervosas dentárias pode causar a sensação de dor em um ou mais dentes.

Quais são os sintomas da sinusites maxilares?

  • Seus principais sintomas são fortes dores de cabeça, sensação de pressão no rosto, dor ou irritação na garganta, sensibilidade e febre, além de congestão e corrimento nasal. Apesar de muitas vezes serem tratadas como um problema respiratório, estudos sugerem que cerca de 10% das sinusites maxilares são causadas por infecções bucais.

Quais são os sinais de sinusopatia?

  • Em alguns casos, a sinusopatia pode ser confundida com algum problema dentário, porque também pode provocar dor de dente e mau hálito. Nas crianças, os sinais de sinusopatia também podem incluir irritabilidade, dificuldade para se alimentar e respiração pela boca na maior parte do tempo.

Qual a melhor técnica para diagnosticar a sinusopatia?

  • O médico também poderá solicitar a exames como a tomografia computadorizada, pois é considerada a melhor técnica de imagem para diagnosticar a sinusopatia, pois é possível observar as estruturas da face, presença de secreções e espessamento ósseo das paredes dos seios nasais.

Qual o tratamento para a sinusopatia bacteriana?

  • O tratamento é indicado por um otorrinolaringologista e depende da causa e da gravidade da sinusopatia, no entanto, consiste principalmente na lavagem nasal com soro fisiológico e remédios para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de antibióticos para pessoas com sinusopatia bacteriana.