O que significa sinais de sinusopatia maxilar?
Índice:
- O que significa sinais de sinusopatia maxilar?
- O que é cisto maxilar?
- Quais os tipos de sinusite e os seus sintomas?
- O que causa sinusite odontogênica?
- Qual é a causa da sinusite?
- Quando a sinusite ataca os dentes?
- Quais são os sintomas da sinusites maxilares?
- Quais são os sinais de sinusopatia?
- Qual a melhor técnica para diagnosticar a sinusopatia?
- Qual o tratamento para a sinusopatia bacteriana?
O que significa sinais de sinusopatia maxilar?
Sinusopatia significa inflamação dos seios da face. No seu caso o seio etmoidal (parte alta do nariz), esfenoidal (mais profundo) e seios maxilar (atrás das "bochechas"). Pode ocorrer obstrução nasal ou nariz entupido, secreção nasal ou descendo pela "garganta", dificuldade em sentir cheiro e outros.
O que é cisto maxilar?
Cistos odontogênicos são lesões ósseo-destrutivas de ocorrência comum nos ossos maxilares. Essas enfermidades compreendem dois grupos principais, os de desenvolvimento e os cistos inflamatórios, considerando-se que todos surgem de resíduos epiteliais, oriundos da formação do órgão dentário.
Quais os tipos de sinusite e os seus sintomas?
Existem dois tipos de sinusite: uma sinusite aguda ou de curto prazo que pode ocorrer após um resfriado, um ataque de alergia, ou devido a poluentes no ambiente; e uma sinusite crônica ou de longo prazo, que dura mais de 12 semanas.
O que causa sinusite odontogênica?
As principais causas da sinusite odontogênica são as iatrogenias, a periodontite apical e a doença periodontal, como descrito na Tabela 1. Os dentes superiores posteriores (pré-molares e molares) mais próximos a cortical do seio maxilar estão descritos na Tabela 2.
Qual é a causa da sinusite?
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
Quando a sinusite ataca os dentes?
A infecção começa nos seios maxilares, localizados logo acima das raízes dos dentes molares, e pode causar inchaço com o acúmulo de muco bacteriano ou viral. A pressão exercida sobre as terminações nervosas dentárias pode causar a sensação de dor em um ou mais dentes.
Quais são os sintomas da sinusites maxilares?
- Seus principais sintomas são fortes dores de cabeça, sensação de pressão no rosto, dor ou irritação na garganta, sensibilidade e febre, além de congestão e corrimento nasal. Apesar de muitas vezes serem tratadas como um problema respiratório, estudos sugerem que cerca de 10% das sinusites maxilares são causadas por infecções bucais.
Quais são os sinais de sinusopatia?
- Em alguns casos, a sinusopatia pode ser confundida com algum problema dentário, porque também pode provocar dor de dente e mau hálito. Nas crianças, os sinais de sinusopatia também podem incluir irritabilidade, dificuldade para se alimentar e respiração pela boca na maior parte do tempo.
Qual a melhor técnica para diagnosticar a sinusopatia?
- O médico também poderá solicitar a exames como a tomografia computadorizada, pois é considerada a melhor técnica de imagem para diagnosticar a sinusopatia, pois é possível observar as estruturas da face, presença de secreções e espessamento ósseo das paredes dos seios nasais.
Qual o tratamento para a sinusopatia bacteriana?
- O tratamento é indicado por um otorrinolaringologista e depende da causa e da gravidade da sinusopatia, no entanto, consiste principalmente na lavagem nasal com soro fisiológico e remédios para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de antibióticos para pessoas com sinusopatia bacteriana.