:

O que fazer quando o benefício do INSS é cessado?

Índice:

  1. O que fazer quando o benefício do INSS é cessado?
  2. Quando o benefício é cessado?
  3. Como ativar benefício cessado?
  4. Por que um benefício é cessado?
  5. Quando deve ser feita a cessão do benefício?
  6. Como ocorre a cessão do benefício do INSS?
  7. Como consultar a situação do benefício cedido?

O que fazer quando o benefício do INSS é cessado?

Se você já verificou que o seu auxílio-doença foi cessado indevidamente, deve buscar restabelecê-lo. Ou seja, deve buscar os seus direitos. Há dois caminhos possíveis para isso: você pode apresentar um recurso administrativo ou entrar com uma ação judicial.

Quando o benefício é cessado?

Resumidamente, um benefício cessado representa, para o INSS, a finalização do direito do segurado a receber determinado serviço previdenciário, seja esse de caráter temporário (auxílio-doença ou salário-maternidade) ou permanente (aposentadoria por invalidez ou pensão por morte).

Como ativar benefício cessado?

Dessa forma, se o seu benefício foi cessado de forma indevida, você pode recorrer. A contestação pode se dar de duas formas: Recurso administrativo direcionado ao INSS. Ingressar com ação judicial para restabelecimento do benefício.

Por que um benefício é cessado?

  • Porque um benefício é cessado? Como mencionado anteriormente, um benefício é cessado quando a razão pela qual a pessoa é beneficiada mostra-se ultrapassada, permitindo que ela retorne às suas atividades habituais, sem mais depender do sistema previdenciário.

Quando deve ser feita a cessão do benefício?

  • No entanto, esta carta deve ser presentada até 30 dias após o contribuinte tomar ciência da cessão do benefício. Dessa maneira, você poderá ter acesso ao INSS e à situação do benefício cessado, bem como a atualização da situação mediante o portal Meu INSS ou mediante o contato telefônico.

Como ocorre a cessão do benefício do INSS?

  • Dessa maneira, a cessão indica a saída do beneficiário do sistema previdenciário. Volta ao trabalho e morte são as principais causas que podem levar a cessar o benefício do INSS. Dessa maneira, os principais benefícios afetados por volta ao trabalho, são: auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Como consultar a situação do benefício cedido?

  • A situação do benefício cedido poderá ser consultada também nos postos da previdência e pela central de atendimento no número 135. Lembre-se de sempre ter em mãos os documentos necessários para a consulta.