:

O que significa sistema venoso profundo e superficial Pervio e competente?

Índice:

  1. O que significa sistema venoso profundo e superficial Pervio e competente?
  2. O que significa sistema venoso profundo Pervio?
  3. O que são veias perfurantes incompetentes?
  4. O que significa veia safena Pérvia?
  5. O que é que é uma Tributária de uma veia?
  6. O que é um refluxo venoso?
  7. Como tratar veias perfurantes?
  8. Quais são as veias perfurantes?
  9. O que significa insuficiência da safena parva?
  10. Qual é a anatomia do sistema venoso?
  11. Quais são as veias profundas?
  12. Como fazer o estudo da trombose venosa superficial?
  13. Quais são as veias perfurantes?

O que significa sistema venoso profundo e superficial Pervio e competente?

O sistema venoso subcutâneo superficial nas pernas inclui a veia safena longa e a veia safena curta. Ele transporta o sangue da superfície (pele e tecidos subcutâneos) para onde é coletado nas veias profundas. O sistema venoso profundo inclui as veias ilíaca, femoral e poplítea, bem como as veias femorais profundas.

O que significa sistema venoso profundo Pervio?

Por Sistema venoso profundo entende-se todas as veias situadas em profundidade em relação à aponevrose no plano muscular. As veias profundas acompanham as artérias do mesmo nome.

O que são veias perfurantes incompetentes?

Veia Perfurante Incompetente Quando uma veia perfurante se torna incompetente, o paciente apresenta quadros de insuficiência do fluxo sanguíneo nas veias, causando uma rápida deteriorização por doenças venosas existentes, além do desenvolvimento de possíveis úlceras venosas.

O que significa veia safena Pérvia?

A veia safena parva (VSP) é a primeira veia superficial importante no membro inferior, e a veia axial ou ciática (a primeira veia do sistema venoso profundo) aparece de um esboço dela, antecedendo, inclusive, a aparição da veia safena magna (VSM).

O que é que é uma Tributária de uma veia?

A veia safena acessória anterior da coxa (VSAA) é uma veia tributária da veia safena magna (VSM) que drena a face antero-lateral da coxa. É uma tributária muito especial que se torna insuficiente frequentemente e causa importantes dilatações venosas na coxa que se estendem à perna e mesmo ao face posterior do joelho.

O que é um refluxo venoso?

Causado principalmente por herança genética (além dessa, fator hormonal e traumas), o refluxo das veias safenas ocorre quando há alteração na parede das veias ou incompetência das valvas, cuja função é determinar o retorno do sangue para o coração, impedindo que o sangue retorne para o pé pela ação da gravidade.

Como tratar veias perfurantes?

“O tratamento das veias perfurantes deve sempre ser feito. Hoje podemos tratá-las com ligadura simples, onde identificamos previamente a localização e damos um nó na veia, ou podemos fechá-la com laser. Ambas as técnicas são muito seguras e podem ser realizadas com anestesia local”, finaliza o Dr. Daniel Benitti.

Quais são as veias perfurantes?

Na coxa, as perfurantes são mediais, anteriores, laterais e posteriores2. As veias perfurantes drenam o fluxo das veias safenas magna e parva para as veias profundas ou musculares ou o fluxo de veias tributárias independentes do sistema das veias safenas, e podem desempenhar diferentes papéis hemodinâmicos.

O que significa insuficiência da safena parva?

A insuficiência segmentar da safena - quer dizer apenas que em algum trecho da safena a veia está com "problema". O achado por si só no exame de Doppler não indica necessidade de cirurgia, é necessário além do exame físico saber se existem queixas que podem ser ou não associadas a esta insuficiência.

Qual é a anatomia do sistema venoso?

  • Anatomia do sistema venoso. O sistema venoso é aquela parte da circulação na qual o sangue é transportado da periferia de volta para o coração. Distinguimos entre os sistemas venosos superficial e profundo. O sistema venoso subcutâneo superficial nas pernas inclui a veia safena longa e a veia safena curta.

Quais são as veias profundas?

  • As veias profundas, em geral, se dispõe paralelas às artérias correspondentes. Esses dois sistemas venosos são separados um do outro por fáscia, um tecido conjuntivo, e músculos que são conectados por um terceiro sistema venoso - as veias perfurantes (= veias comunicantes).

Como fazer o estudo da trombose venosa superficial?

  • No caso de suspeita de trombose venosa superficial ou de trombose venosa profunda, este exame pode ser efectuado com o paciente deitado, já no caso do estudo da insuficiência venosa ele deve ser executado obrigatoriamente em posição de pé (ortostatismo). Esta posição permite o estudo da competência valvular e da direção do fluxo sanguíneo.

Quais são as veias perfurantes?

  • Estas veias drenam nas veias profundas pelas veias perfurantes, (veias perpendiculares à pele que perfuram a aponevrose para atingir as veias profundas). A última perfurante, em forma de "cajado", constitui a crossa da veia safena. Recebem inúmeras colaterais que recolhem o sangue da pela e da gordura.