O que que é risco cardiovascular?
Índice:
- O que que é risco cardiovascular?
- O que é cardiovascular intermediário?
- Como identificar risco cardiovascular?
- O que é escore de risco?
- Quais são os critérios clínicos para caracterizar o risco cardiovascular pelo ITB?
- Qual a estratégia de risco?
- Qual a classificação de risco global?
- Quando pode ser repetida a classificação de risco?
- Qual a classificação do risco cardiovascular?
O que que é risco cardiovascular?
Risco cardiovascular é a probabilidade que uma pessoa tem de vir a apresentar uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos.
O que é cardiovascular intermediário?
Baixo risco: pessoas que tem uma probabilidade menor que 5% em dez anos de acontecer um evento cardiovascular. Aqueles considerados de baixo risco, mas que tenham parentes de primeiro grau com doença prematura, passam a ser considerados de risco intermediário.
Como identificar risco cardiovascular?
Exames que podem ser usados para avaliar o risco cardíaco incluem: Proteína C reativa ultrasensível (PCR-US): Estudos mostraram que a medida da proteína C reativa (PCR) com um teste de alta sensibilidade pode ajudar a avaliação do risco de doença cardiovascular.
O que é escore de risco?
O Escore de Risco de Framingham é um metodo que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco.
Quais são os critérios clínicos para caracterizar o risco cardiovascular pelo ITB?
Os principais fatores de risco incluem: idade avançada, tabagismo, sedentarismo, dislipidemia, diabetes mellitus tipo II (DM II) e hipertensão arterial sistêmica3,5,8,9, semelhantes aos fatores de risco clássicos para doenças cardiovasculares, como na doença arterial coronariana (DAC)8,10.
Qual a estratégia de risco?
- A Estratificação de Risco baseia-se na classificação inicial levando-se em conta o exame clínico e avança para a indicação de exames complementares quando o exame clínico apontar que o grau de risco sugere risco moderado a alto (Figura 1).
Qual a classificação de risco global?
- Classificação de risco global, segundo Escore de Framingham. Essa determinação de risco exige a obtenção de pelo menos 2 exames complementares: glicemia de jejum e colesterol total.
Quando pode ser repetida a classificação de risco?
- A classificação de risco pode ser repetida a cada 3 a 5 anos ou sempre que eventos clínicos apontarem a necessidade de reavaliação.
Qual a classificação do risco cardiovascular?
- Risco Cardiovascular – Classificação A intensidade das intervenções preventivas deve ser determinada pelo grau de risco cardiovascular estimado para cada indivíduo e não pelo valor de um determinado fator.