:

O que acontece quando se faz uma reclamação no Procon?

Índice:

  1. O que acontece quando se faz uma reclamação no Procon?
  2. O que é necessário para fazer uma reclamação no Procon?
  3. Quanto tempo o Procon leva para resolver um problema?
  4. Pode ganhar uma causa por danos morais no Procon?
  5. Quando o consumidor deve procurar o Procon?
  6. Como resolver seu problema com o Procon?
  7. Como entrar em contato com o Procon?
  8. Quais são os documentos essenciais para o atendimento no Procon?
  9. Como fazer uma reclamação?

O que acontece quando se faz uma reclamação no Procon?

O consumidor encaminha ao PROCON Paulistano a sua demanda individual de consumo por meio do preenchimento e envio do formulário de reclamação. ... O fornecedor é intimado para resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa, no prazo de 20 dias.

O que é necessário para fazer uma reclamação no Procon?

Documentos Necessários para abertura de um processo no Procon:

  1. Cópia do RG;
  2. Cópia do CPF;
  3. Cópia da Nota Fiscal;
  4. Cópia do Contrato (se tiver);
  5. Cópia da Fatura Contestada (se for caso de cartão de crédito, água, energia elétrica, telefone);
  6. Cópia da Ordem de Serviço (se se tratar de conserto);

Quanto tempo o Procon leva para resolver um problema?

Em relação a produtos e serviços duráveis como móveis, eletrodomésticos ou consertos e reparos, o CDC determina que o prazo para reclamação é de 90 dias.

Pode ganhar uma causa por danos morais no Procon?

Sim, admite-se que a indenização por danos extrapatrimoniais pode buscar critérios balizadores, porém não se pode concordar com o sacrifício da subjetividade inerente à essa espécie de reparação, sob pena de não se reparar adequadamente o consumidor e não se atingir a pacificação social, razão de ser do Poder ...

Quando o consumidor deve procurar o Procon?

cobrança indevida (cobrança de valores não contratados ou acima do contratado), propaganda enganosa, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, problemas em compras online, cláusulas abusivas em contratos, etc.

Como resolver seu problema com o Procon?

  • Se nenhuma dessas opções funcionar, você pode tentar resolver seu problema através do sistema do Procon (municipal ou estadual) ou através da justiça especial de conciliação ou mediação. As reclamações feitas junto ao Procon são formas de resolver desacordos entre consumidores e empresas, sem recorrer à justiça.

Como entrar em contato com o Procon?

  • Entre em contato com o vendedor, de preferência antes de procurar o Procon e por escrito (e-mail). Isto é importante porque você poderá resolver o problema entrando em contato com o vendedor ou representante de atendimento ao cliente.

Quais são os documentos essenciais para o atendimento no Procon?

  • Documentos Necessários para o Atendimento no Procon. Foto: pixabay.com A reclamação é uma comunicação que o consumidor encaminha ao Procon, órgão competente, quando há um conflito ou desacordo entre ele e a empresa ou prestador de serviço que vendeu o produto ou realizou algum tipo de serviço.

Como fazer uma reclamação?

  • Dessa forma, a reclamação é uma maneira de você conseguir que uma empresa resolva um problema de serviço que você tem com ela. Na reclamação, o consumidor deve informar seus dados, da empresa, relatar os fatos e solicitar uma solução e/ou compensação.