O que quer dizer a apelação e tempestiva?
Índice:
- O que quer dizer a apelação e tempestiva?
- O que significa que o recurso é tempestivo?
- Qual a tempestividade do recurso de apelação?
- O que é a apelação?
- O que é interposição tempestiva de recurso?
- Por que a regra não se aplica ao recurso de Apelação?
- Como o recurso de apelação é impugnado?
- Qual o recurso de apelação para o exame de ordem?
O que quer dizer a apelação e tempestiva?
Significa no tempo certo, oportuno: O recurso foi apresentado tempestivamente (dentro do prazo). ... Quer dizer fora do prazo: A ação judicial foi considerada intempestiva (ajuizada fora do prazo previsto em lei).
O que significa que o recurso é tempestivo?
O termo “tempestivo” é utilizado no Direito Processual para determinar a realização de um ato processual dentro do prazo estipulado pela legislação.
Qual a tempestividade do recurso de apelação?
932, parágrafo único, do CPC. No que se refere à tempestividade, são 3 (três) as situações que podem colocar em dúvida a adequação temporal do recurso interposto, quais sejam: (i) a existência de feriado local; (ii) a justa causa; e (iii) a paralisação ou interrupção do expediente forense.
O que é a apelação?
A apelação é um recurso que tem como objetivo impugnar, discutir e atacar uma decisão do julgador que põe fim à fase cognitiva do procedimento comum ou que extingue a execução.
O que é interposição tempestiva de recurso?
Tempestividade significa que o recurso deve ser interposto dentro do prazo fixado em lei. Todo recurso tem um prazo e, se a parte o interpõe após este prazo, o recurso não será conhecido por intempestividade.
Por que a regra não se aplica ao recurso de Apelação?
- A mencionada alteração da regra não se aplica para o recurso de Apelação, no qual os capítulos de sentença devem ser combatidos, sob pena de transitarem em julgado. Em outras palavras, não sendo devolvida determinada questão ao Tribunal, a parte não poderá mais discutir a justiça da sentença referente a tal ponto.
Como o recurso de apelação é impugnado?
- Nesses casos, a sentença será impugnada mediante recurso de agravo de instrumento. Assim como no agravo de instrumento, o recurso de apelação deve atacar objetivamente os fundamentos da decisão recorrida, sujeito ao princípio da dialeticidade.
Qual o recurso de apelação para o exame de ordem?
- O recurso de apelação é o recurso mais abrangente dentro dos processos de Direito Civil. Por isso, se você está estudando para o Exame de Ordem, saiba que é um tema muito importante, tanto nas questões de Direito Processual Civil de primeira fase, quanto nas questões dissertativas e peça processual de segunda fase. Saiba mais!