:

Como é feito o concreto protendido?

Índice:

  1. Como é feito o concreto protendido?
  2. Qual a importância do traço?
  3. Quais as vantagens do concreto armado?
  4. Quais as vantagens do concreto protendido em relação ao concreto armado?
  5. Qual a diferença entre o concreto protendido pós tracionado é pre tracionado?
  6. Quais são os tipos de concreto protendido?
  7. Quais são as vigas de concreto protendido?
  8. Quais são as estruturas protendidas de grande porte?
  9. Como funciona o sistema de protensão não aderente?

Como é feito o concreto protendido?

O concreto protendido é uma técnica de execução que tem como objetivo inserir em uma estrutura de concreto tensões capazes de melhorar a sua resistência. Dessa forma, a armadura de aço sendo cordoalha ou fio sofre um pré-alongamento, aplicando um esforço de compressão inicial no concreto.

Qual a importância do traço?

A importância da dosagem. O traço deve ser respeitado à risca porque é justamente a proporção entre seus materiais que garantirá certas características fundamentais ao concreto, como resistência, durabilidade e trabalhabilidade. Se isso não acontece corretamente, toda a segurança de uma estrutura pode ser comprometida.

Quais as vantagens do concreto armado?

O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.

Quais as vantagens do concreto protendido em relação ao concreto armado?

Em relação ao concreto armado, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:

  • Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes;
  • Controle e Redução de deformações e das fissurações;

Qual a diferença entre o concreto protendido pós tracionado é pre tracionado?

Pós-tracionado não aderente Também é um tipo de concreto protendido que o pré-alongamento da armadura é feito após o endurecimento do concreto. Entretanto, não é criada aderência e a barra de aço é presa ao concreto em determinados pontos.

Quais são os tipos de concreto protendido?

  • Please try again later. O concreto protendido pode ser dividido em três tipos: protensão com aderência inicial, protensão com aderência posterior e protensão sem aderência. Veja, a seguir, as diferenças entre eles.

Quais são as vigas de concreto protendido?

  • Um grande exemplo nacional do uso do concreto protendido é a Ponte Rio-Niterói. Essa imponente construção possui vigas de até 90 metros de extensão apoiadas sobre os pilares. São 1.152 vigas de concreto protendido e protensão mediante 43.000 cabos de aço.

Quais são as estruturas protendidas de grande porte?

  • Podem ser citadas, por exemplo, as estruturas protendidas de grande porte – como plataformas marítimas de exploração de petróleo ou gás –, invólucros de proteção de centrais atômicas, torres de concreto, viadutos, passarelas, parques eólicos e pontes, além de construções habitacionais e corporativas.

Como funciona o sistema de protensão não aderente?

  • Esse método possui uma carga de ruptura menor que a aderente, porém, como não é necessário preencher o duto como no caso anterior, esse método se torna mais simples e mais barato, sendo muito utilizado em casos que não são necessárias cargas tão grandes como as aplicadas na protensão aderente. Figura 7 – Sistema de protensão não aderente.