O que é pro labore e para que serve?
Índice:
- O que é pro labore e para que serve?
- Como é feito pro labore?
- O que é verba Pró-labore?
- Qual deve ser o valor do Pró-labore?
- Quais impostos incidem sobre prolabore?
- Quem paga pro labore tem direito a FGTS?
- Como fazer pro labore para comprovar renda?
- O que incide sobre o Pró-labore?
- Quando surgiu o Pró-labore?
- Como lançar provisão de pró labore?
- Qual é a expressão pró-labore?
- Qual a regra sobre o pró-labore?
- Qual o significado do Pro na língua portuguesa?
- Qual o significado do prefixo “pro”?
O que é pro labore e para que serve?
Basicamente, o pró-labore é um mecanismo de remuneração de sócios com prerrogativas de administração, ou de administradores de empresas (ainda que não sejam sócios). É importante ressaltar que pró-labore não é a mesma coisa que distribuição de lucros de uma empresa.
Como é feito pro labore?
A expressão “pró-labore” vem do latim e significa “pelo trabalho”. O pró-labore é a remuneração que um administrador recebe pelo trabalho desempenhado em sua empresa. Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore.
O que é verba Pró-labore?
O termo pró-labore significa, em latim, "pelo trabalho" e corresponde à remuneração deste administrador por seu trabalho na empresa. Refere-se à remuneração de sócios por atividades administrativas, sendo opcional e diferente da distribuição de lucros ou dividendos.
Qual deve ser o valor do Pró-labore?
Dedução do IR
Base de Cálculo (R$) | Alíquota | parcela a deduzir do IR (R$) |
---|---|---|
de 1.903,99 até 2.826,65 | 7,5% | 142,80 |
de 2.826,66 até 3.751,05 | 15% | 354,80 |
de 3.751,06 até 4.664,65 | 22,5% | 636,13 |
acima de 4.664,66 | 27,5% | 869,36 |
Quais impostos incidem sobre prolabore?
O custo fiscal do pró-labore é elevado, pois sobre este recai contribuição previdenciária da pessoa física (11%) e da empresa (20%), além do imposto de renda na fonte com base na tabela progressiva, cuja alíquota pode chegar em 27,5%.
Quem paga pro labore tem direito a FGTS?
Quem paga pró-labore tem direito a FGTS? O pró-labore é a remuneração do sócio que exerce uma função dentro da empresa, e não possui as mesmas obrigações trabalhistas que o salário pago aos demais funcionários. Sendo assim, o FGTS é opcional e não obrigatório e fica a critério dos sócios pagar ou não.
Como fazer pro labore para comprovar renda?
Os funcionários comprovam renda através do holerite, já os sócios e administradores que recebem pró-labore utilizam o comprovante de renda específico chamado decore pró-labore. Somente profissionais de contabilidade habilitados podem emitir o decore pró-labore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
O que incide sobre o Pró-labore?
O custo fiscal do pró-labore é elevado, pois sobre este recai contribuição previdenciária da pessoa física (11%) e da empresa (20%), além do imposto de renda na fonte com base na tabela progressiva, cuja alíquota pode chegar em 27,5%.
Quando surgiu o Pró-labore?
01/1999 Ela começou a ser utilizada a partir da competência 01/1999, informando os valores pagos aos empregados/sócios/autônomos.
Como lançar provisão de pró labore?
O pró labore pode ser classificado como custoou como despesa. Dependendo se o dirigente pertence à área operacional, ou administrativa. Os encargos como INSS e FGTS* inerentes à remuneração, também seguem a mesma classificação de custo ou despesa.
Qual é a expressão pró-labore?
- Pro labore é uma expressão latina e significa “pelo trabalho”, utilizada atualmente na língua portuguesa para se referir a remuneração mensal do sócio ou dono de uma empresa.. O pró-labore (grafia aportuguesada) é uma espécie de “salário” que os membros da sociedade de uma empresa recebem mensalmente.
Qual a regra sobre o pró-labore?
- Só existe uma regra na legislação brasileira sobre os valores do pró-labore: ele não pode ser inferior ao salário mínimo vigente. Além disso, a legislação estabelece tributação de INSS sobre o pró-labore. Em geral, o percentual é de 11%, mas pode aumentar dependendo do regime tributário adotado pela empresa.
Qual o significado do Pro na língua portuguesa?
- Pro é na língua portuguesa a contração da preposição “para” e do artigo definido masculino “o”.No entanto, também pode ser interpretado como um prefixo a ser utilizado em diferentes contextos.. Assim como outros prefixos presentes na língua portuguesa, o “pro” pode ser tanto de origem latina como grega, dependendo da palavra.
Qual o significado do prefixo “pro”?
- Assim como outros prefixos presentes na língua portuguesa, o “pro” pode ser tanto de origem latina como grega, dependendo da palavra. A partir do latim, este prefixo pode representar a ideia de superioridade, progresso e em favor de algo. Exemplo:prolongar, projetar, proclamar, entre outros.