:

Como funciona a pensão alimentícia provisória?

Índice:

  1. Como funciona a pensão alimentícia provisória?
  2. O que acontece se eu não pagar pensão alimentícia provisória?
  3. Como funciona o pagamento de pensão alimentícia?
  4. Quanto tempo demora para sair a pensão provisória?
  5. O que fazer quando o pai não paga os alimentos provisórios?
  6. Quanto é o pagamento de pensão?
  7. O que não entra na pensão alimentícia?
  8. Qual a importância da pensão alimentícia?
  9. Qual a tributação da pensão alimentícia?
  10. Quais são os tipos de pensão?
  11. Qual é a pensão temporária?

Como funciona a pensão alimentícia provisória?

A pensão provisória pode ser concedida pelo Juiz, mas é uma decisão dele e é baseada em fatos urgentes que justifiquem que a pensão seja paga antes de todo o processo ocorrer. ...

O que acontece se eu não pagar pensão alimentícia provisória?

A execução de alimentos é possível para o atraso de uma única parcela, entretanto a doutrina entende que o pedido de prisão somente é possível com a falta de pagamento de 03 meses. Assim no dia da audiência, será proposto um acordo para tentar resolver todas as pendências.

Como funciona o pagamento de pensão alimentícia?

O juiz calcula a pensão alimentícia de acordo com o binômio 1) possibilidade do genitor (alimentante) e 2) necessidade do filho (alimentando). A 'necessidade' é denominada pelo suficiente para suprir as necessidades básicas do indivíduo, tais como verba necessária para comer, morar, vestir, estudar, curar, etc.

Quanto tempo demora para sair a pensão provisória?

O processo sendo consensual leva, desde seu ajuizamento, uma média de tempo de 03 meses, mas sempre dependerá do Juiz, do Ministério Público e da Vara onde tramitará o processo.

O que fazer quando o pai não paga os alimentos provisórios?

Conversar com o alimentante e pedir o cumprimento da medida, em razão da necessidade fundamental daquilo. Caso esta seja uma opção inviável, é possível também fazer uma cobrança pela via judicial. Neste caso, o alimentado vai em juízo e requer o início da execução dos alimentos provisórios fixados.

Quanto é o pagamento de pensão?

A pensão é um valor que deverá ser pago mensalmente (por quem for de obrigação) para a pessoa que precisa ser sustentada. Não existe um valor fixo para pagamento nem uma porcentagem sobre o salário do devedor da pensão.

O que não entra na pensão alimentícia?

Quando não fixada em valor fixo, a pensão alimentícia leva em conta os rendimentos do alimentante (a contraprestação pelo seu trabalho), excluindo-se os descontos legais, como INSS, IRPF e contribuição sindical. É dizer, não podem ser incluídas na base de cálculo as verbas de índole indenizatória.

Qual a importância da pensão alimentícia?

  • A pensão alimentícia é a importância que, nos casos previstos na lei civil, uma pessoa deve pagar, periodicamente, ao ex-cônjuge ou a parentes, para prover a subsistência desses, segundo as possibilidades do prestador e as necessidades do beneficiário.

Qual a tributação da pensão alimentícia?

  • As importâncias recebidas a título de pensão alimentícia, inclusive alimentos provisionais, em cumprimento de acordo ou decisão judicial, sujeitam-se à tributação mensal na forma do carnê-leão.

Quais são os tipos de pensão?

  • Vamos ao objetivo do artigo, os tipos de pensão. Atualmente existem dois tipos de pensão: Vitalícia e Temporária. Vitalícia como o nome diz quer dizer “para sempre”. De acordo com o Art. 216, da Lei 8.112/90 é o tipo de pensão que só se extingue quando o beneficiado falecer.

Qual é a pensão temporária?

  • Pensão Temporária é do tipo que só se extingue com a morte do beneficiário, invalidez ou maioridade dos mesmos. De acordo com o Art. 217, inciso II, da Lei nº 8.112/90 quem pode se beneficiar desse tipo de pensão são: Filhos ou enteados recebem até os 21 anos de idade, ou se inválidos, enquanto durar a invalidez;