:

Quais são as causas da plaquetopenia?

Índice:

  1. Quais são as causas da plaquetopenia?
  2. Quando é considerado plaquetopenia?
  3. O que significa trombocitopenia confirmada?
  4. O que fazer para aumentar as plaquetas do sangue?
  5. Qual a porcentagem normal de plaquetas no sangue?
  6. Qual doença baixa as plaquetas?
  7. O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?
  8. Qual a causa da plaquetopenia?
  9. Como se resolve a plaquetopenia gestacional?
  10. Quais são os sintomas das plaquetas?
  11. Por que a queda de plaquetas durante o tratamento quimioterápico?

Quais são as causas da plaquetopenia?

A plaquetopenia pode ter várias causas desde a ingestão de medicamentos que podem resultar a diminuição das plaquetas, doenças autoimunes, infecções causadas por vírus, falta de ferro e vitamina B12 e até mesmo quando há um câncer, principalmente câncer de mama e de próstata, além de doenças que afetam a medula óssea, ...

Quando é considerado plaquetopenia?

Contagem baixa de plaquetas é definida como um valor de plaquetas abaixo do limite inferior do normal (ou seja,

O que significa trombocitopenia confirmada?

Trombocitopenia é uma condição na qual há uma deficiência de plaquetas (trombócitos) no sangue, células fundamentais para a coagulação e consequente estancamento de um sangramento. Está relacionada a diversas causas. A falta de plaquetas pode levar a sangramentos leves ou graves que não param.

O que fazer para aumentar as plaquetas do sangue?

O que pode ser feito para aumentar a contagem de plaquetas, em muitos casos, é receber uma transfusão de plaquetas usando o próprio sangue ou o sangue de doadores. A estratégia para aumentar as plaquetas irá depender da causa da sua redução.

Qual a porcentagem normal de plaquetas no sangue?

O valor de referência das plaquetas é entre 1 000 plaquetas/ µL de sangue, no entanto algumas condições podem interferir no processo de produção das plaquetas, havendo aumento ou diminuição da sua concentração no sangue, sendo esta condição chamada de trombocitopenia.

Qual doença baixa as plaquetas?

A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia).

O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?

A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de certos medicamentos.

Qual a causa da plaquetopenia?

  • Plaquetopenia é um achado frequente no hemograma, e nem sempre significa presença de alguma doença. Sempre que não houver uma causa conhecida, e as plaquetas estiverem acima de 50.000 células/mm³, deve-se inicialmente confirmar se a plaquetopenia é real repetindo o exame, para excluir erro laboratorial ou agregação in vitro.

Como se resolve a plaquetopenia gestacional?

  • A plaquetopenia gestacional se resolve espontaneamente após o parto. Plaquetopenia grave acompanhada de outros achados (insuficiência renal, hipertensão, anemia hemolítica, síndrome HELLP) durante a gestação devem ser prontamente avaliadas.

Quais são os sintomas das plaquetas?

  • Principais sintomas. As plaquetas estão baixas quando a contagem no sangue é inferior a 150.000 células /mm³ de sangue, e, na maioria das vezes, não causam sintomas. Entretanto, a pessoa pode apresentar uma tendência maior a ter sangramentos, e podem surgir sintomas como: Manchas roxas ou avermelhadas na pele, como hematomas ou equimoses;

Por que a queda de plaquetas durante o tratamento quimioterápico?

  • As pessoas que apresentam queda de plaquetas durante o tratamento quimioterápico podem ter necessidade de uma diminuição da dose ou um intervalo maior entre os ciclos de quimioterapia. Devido ao risco de sangramento, a cirurgia é geralmente retardada até que a contagem de plaquetas esteja num nível normal.