:

É certo falar de nada ou por nada?

Índice:

  1. É certo falar de nada ou por nada?
  2. Por que falamos por nada?
  3. Como dizer de nada de outra forma?
  4. Por que falamos obrigado ao agradecer?
  5. Como agradecer o carinho de uma pessoa?
  6. Como substituir o de nada?
  7. Qual o significado da palavra obrigado?
  8. Qual a resposta de nada ou de nada?
  9. Como deve ser usado o adjetivo obrigada?
  10. Será que a resposta por nada é correta?

É certo falar de nada ou por nada?

De nada ou por nada Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas.

Por que falamos por nada?

Sem obrigação Desde a origem do agradecimento, quem presta um favor responde de nada ou por nada, que significa de modo nenhum. No Brasil, as diferenças regionais deram origem a outras formas de responder ao agradecimento, como imagina, não há de quê, além de gírias e jeitos mais informais.

Como dizer de nada de outra forma?

1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Por que falamos obrigado ao agradecer?

"Obrigado" é o agradecimento básico da língua portuguesa e do povo brasileiro. Etimologicamente, entretanto, "obrigado" é o antiagradecimento. A palavra "agradecer" contém a raiz "gratus", do latim, que significa ser acolhido ou acolher com favor, de forma agradável –termo que, aliás, tem a mesma origem de agradecer.

Como agradecer o carinho de uma pessoa?

Agradeço pela sua atenção e pelo seu carinho. Você me trouxe conforto num momento de muita dor. Jamais vou esquecer a sua generosidade. Espero um dia recompensar tudo o que fez por mim.

Como substituir o de nada?

1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Qual o significado da palavra obrigado?

  • Na linguagem jurídica, obrigado é também um substantivo que significa “sujeito passivo de uma obrigação”, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual. Sobre a segunda dúvida de Viviane, farei aqui um resumo do que respondi em 2010 a um leitor impressionado com o número de mulheres que dizem “obrigado”.

Qual a resposta de nada ou de nada?

  • Quando respondemos de nada, afirmamos que o outro não nos deve nada pelo favor que fizemos, dizendo que ele não fica obrigado de fazer nada. De nada ou por nada Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas.

Como deve ser usado o adjetivo obrigada?

  • Como adjetivo, ele deve concordar com o sujeito que o pronuncia. um sujeito feminino plural deve pronunciar « obrigada s ». Quando «obrigado» é usado como classe gramatical de nome, o substantivo não deve ser flexionado, devendo ser sempre usado no masculino, independentemente do género de quem está a falar.

Será que a resposta por nada é correta?

  • Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer!