:

O que é a ressaca do mar?

Índice:

  1. O que é a ressaca do mar?
  2. Quando ocorre a ressaca do mar?
  3. O que causa a ressaca do mar?
  4. Por que os olhos de ressaca?
  5. Qual a origem da palavra ressaca?
  6. Será que aquela mulher tinha os olhos cansados da noite anterior?

O que é a ressaca do mar?

Ressaca é o movimento anormal das ondas do mar sobre si mesmas na área de rebentação, causada por rápidas e violentas mudanças no tempo. ...

Quando ocorre a ressaca do mar?

Isto ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Assim, a força gravitacional que a lua exerce sobre a Terra afeta o movimento da água do mar. ... A maré de sizígia intensifica a ressaca e o recuo do mar, como aconteceu em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

O que causa a ressaca do mar?

A ressaca do mar pode ser definida como um forte movimento das ondas sobre si mesmas, resultado de mar muito agitado. Assim, a chegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano.

Por que os olhos de ressaca?

  • Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.

Qual a origem da palavra ressaca?

  • A palavra ressaca resulta da anteposição da partícula "re" ao verbo sacar. Trata-se, portanto, do acto de sacar algo de forma repetida. A expressão "saca e ressaca" aplica-se ao fluxo e refluxo das ondas do mar, e que tem como resultado a sucção, por vezes fatal, de objetos para o abismo das profundezas aquáticas.

Será que aquela mulher tinha os olhos cansados da noite anterior?

  • Pensará, porventura, que aquela mulher tinha os olhos cansados de quem abusou do álcool na noite anterior, o que poderá, de certa forma, coadunar-se com o que é dito, também, a respeito do seu modo de ser oblíquo e dissimulado. Mas não. A palavra ressaca resulta da anteposição da partícula "re" ao verbo sacar.