:

Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?

Índice:

  1. Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?
  2. Para que serve a citologia em meio líquido?
  3. Quais são as principais causas que levam ao resultado de indicação de citologia inflamatória?
  4. Quais condições poderiam levar a um falso positivo no exame de Citopatologia?
  5. Quais são as características citológicas relacionadas à inflamação?
  6. Quais são os processos inflamatórios crônicos?
  7. Quais são as amostras de citologia convencional?
  8. Qual a função da resposta inflamatória no organismo?

Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?

CONCLUSÕES: a maioria dos fatores associados à liberação de um resultado FN é dependente das condições e técnicas de coleta de material, pois, em grande parte, a lesão pode não estar adequadamente representada no esfregaço, e também fatores obscurecedores como sangue e processo inflamatório podem prejudicar a análise.

Para que serve a citologia em meio líquido?

A citologia em meio líquido foi desenvolvida na tentativa de diminuir as falhas da citologia convencional por apresentar uma melhor disposição celular, facilitando a interpretação, redução do número de hemácias, exsudado inflamatório e muco, além de possibilitar a preparação de lâminas adicionais em caso da necessidade ...

Quais são as principais causas que levam ao resultado de indicação de citologia inflamatória?

Alterações não neoplásicas (benignas): inflamação; radiação; DIU; células glandulares pós-histerectomia; Infeção (fungos; protozoários; actinomyces; vaginose bacteriana; herpes simples);

Quais condições poderiam levar a um falso positivo no exame de Citopatologia?

O rastreamento citológico em mulheres menopausadas pode levar a resultados falso-positivos causados pela atrofia secundária ao hipoestrogenismo, gerando ansiedade na mulher e procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários.

Quais são as características citológicas relacionadas à inflamação?

  • As características citológicas relacionadas à inflamação são: Tipo e intensidade do exsudato: Representado sob o predomínio de leucócitos polimorfonucleares neutrófilos e piócitos nos processos inflamatórios agudos. Em processos inflamatórios crônicos é constante os linfócitos, plasmócitos e histiócitos.

Quais são os processos inflamatórios crônicos?

  • Em processos inflamatórios crônicos é constante os linfócitos, plasmócitos e histiócitos. Quando os neutrófilos e piócitos recobrem grandes áreas da amostra se sobrepondo às células epiteliais, podem tornar a amostra insatisfatória para avaliação, ficando inviável o estudo oncológico.

Quais são as amostras de citologia convencional?

  • As amostras de citologia convencional são obtidas utilizando uma espátula ou “escova” de forma a obter células do colo do útero, para que possam ser espalhadas na lâmina, fixadas e posteriormente observadas.

Qual a função da resposta inflamatória no organismo?

  • No organismo humano, a resposta inflamatória ou inflamação tem uma série de funções. A mais conhecida é a de estimular ou ativar o sistema imunológico quando o organismo é invadido por micro-organismos oportunistas e nocivos, como bactérias, vírus e fungos.